Futura: Cine Conhecimento apresenta “A Idade do Ouro”, de Luis Buñuel, no dia 08/08


"Haifa", de Rashid Masharawi, será reprisado no domingo, dia 09/08

 

No próximo sábado, 08/08, às 22h, o Futura exibe o filme "A Idade do Ouro", com direção de Luis Buñuel e fotografia de Salvador Dalí. O longa-metragem começa como um despretensioso documentário sobre escorpiões, passa por uma procissão de padres, freiras e fiéis que chegam a uma área erma para fundar a Roma Imperial, e termina em uma casa burguesa, em um recital de música clássica. Ao longo da história, um casal tenta concretizar seu amor, mas sempre é interrompido por situações que simbolizam questões da sociedade ocidental.

No domingo, 09/08, às 22h, o Cine Conhecimento reprisa "Haifa", do diretor Rashid MasharawiO filme se passa na Palestina, em um campo de refugiados, e Haifa é um ex-combatente que mantém viva a esperança de voltar à ativa. Haifa não trabalha e vive da caridade dos amigos, porém, como circula o tempo todo pela pequena comunidade, acaba sendo o mais informado entre todos os refugiados. Ele é muito próximo da família de Abu Said, ex-policial que encontra novas esperanças ao se envolver com política, enquanto sua esposa tenta encontrar uma noiva para seu filho mais velho, que está preso. A produção entrelaça diferentes histórias e trata de diversas questões da cultura árabe.

Além da exibição dos filmes, o Cine Conhecimento transmite ao público informações sobre as obras, como detalhes de produção, história, curiosidades, premiações, perfil de profissionais e análise de linguagens, a fim de compreender comportamentos e diferenças culturais. Os comentários são apresentados por Lorena Calábria com a participação de convidados: a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

 

 

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA:

 

08/08, sábado, 22h

A IDADE DO OURO

Direção: Luis Buñuel

Produção: França (1930)

Classificação indicativa: 14 anos

Com Gaston Modot, Lya Lys, Caridad de Laberdesque.

Um casal tenta concretizar seu amor ao longo da história, mas é sempre interrompido por situações que simbolizam questões da sociedade ocidental. Dirigido por Luis Buñuel, o filme tem roteiro dele e de Salvador Dalí.

 

09/08 - Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

20 CIGARROS

Direção: Aureliano Amadei

Produção: Itália (2010)

Classificação indicativa: 16 anos

Com Vinicio Marchioni, Carolina Crescentini, Giorgio Colangeli

Aureliano, um jovem estudante de cinema que vive às voltas com novos projetos, protestos contra a participação da Itália na guerra e belas mulheres, recebe uma oferta inesperada para ser assistente de direção em um filme rodado no Iraque sobre o exército italiano. Ele aceita o convite, apesar das preocupações de sua família e das críticas de seus amigos. No segundo dia de estadia no país, a equipe do filme e um grupo de militares italianos sofrem um atentado. Aureliano é um dos poucos sobreviventes e o acontecimento muda radicalmente sua postura perante a vida. O filme é uma autobiografia do diretor Aureliano Amadei.

 

09/08, domingo, 22h

HAIFA

Direção: Rashid Masharawi

Produção: Palestina (1996)

Classificação indicativa: 10 anos

Com Mahammad Bakri, Ahmad Abu Sal'Oum, Hiyam Abbass, Nawal Zaqout

Haifa, apelidado em homenagem à sua cidade do coração, frequenta um campo de refugiados palestinos. Mesmo sendo considerado um tolo por muitos, há coisas que só ele sabe. Haifa é muito amigo da família de Abu Said, ex-policial que encontra novas esperanças ao se envolver com política, enquanto sua esposa tenta encontrar uma noiva para seu filho mais velho, que está preso.  O filho mais novo do casal é cínico e rebelde e se recusa a acreditar nas coisas. Já a filha de doze anos, romantiza sobre o futuro, imaginando o que este lhe reserva. Essas diferentes histórias se entrelaçam em uma interpretação oportuna da mentalidade palestina atual.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado