Reproduções de Obras de Cândido Portinari são instaladas em parque que homenageia o pintor


ViaRosa Porcelanato recria as obras do pintor de Brodowski com as mesmas dimensões das telas originais

 
 

Papa-Vento (1956)

Desde o dia 12 de junho, os frequentadores do Parque Urbano Cândido Portinari, localizado na Zona Oeste de São Paulo apreciam obras do pintor de Brodowski, espalhadas pela área verde do parque. O objetivo das instalações dos painéis é associar as obras do artista com o espaço que homenageia o pintor. O Projeto tem parceria do governo do estado de São Paulo com a Comgás, apoio do Projeto Portinari, e da ViaRosa que desenvolveu os painéis no porcelanato.                                                                     

A curadoria, do Projeto Portinari, selecionou as obras Papa-Vento(1956), Menino Soltando Pipas (1938), Denise com Gato (1960), Denise a Cavalo (1960), Palhacinhos na Gangorra (1957), Meninos com Careiro (1955), Meninos Brincando (1955), Meninos Brincando (1958), Meninos com Carneiro (1954), Meninos Soltando Pipas (1959), Dança de Rodas (1955) e Meninos no Balanço (1055). 

Segundo o professor João Cândido Portinari, único filho do pintor e responsável pelo espólio de seu pai. "Escolher as obras que estarão no parque não foi tarefa fácil, pois o artista criou, em mais de 5 mil obras, de pequenos desenhos a grandes murais, fixado para sempre a fisionomia da sua terra e do seu povo. Então, pensando no grande amor que Portinari dedicava às crianças, elegemos o tema da infância para decorar este espaço que, naturalmente, será frequentado por meninos e meninas que se verão retratados pelo artista. O mundo de Candinho é um convite para um passeio lúdico à cultura brasileira, passando pelo universo infantil de menino do interior: as delícias de cavalgar entre os pés de café das fazendas de Brodowski, sua cidade natal; de brincar de gude, pião, ioiô, de amarelinha, de pique e de pular carniça, entre tantos folguedos próprios daquela época. Este mundo repleto de simplicidade, mas rico em valores humanos, poderá ser apreciado no parque que tem o nome de Portinari e assim levar a cada um dos frequentadores desse espaço a mensagem do artista de amor e paz", conclui o professor. 

Das doze obras de Cândido Portinari reproduzidas, seis impressões em painéis de porcelanato foram doadas pela ViaRosa, uma das indústrias líderes do setor de porcelanatos do país. As reproduções foram impressas com as mesmas dimensões das obras originais e acompanham placa de identificação. "Cândido Portinari é uma personalidade muito importante para a vida cultural e política brasileira. Então, para a ViaRosa Porcelanato, é uma honra poder fazer parte deste grande projeto que dissemina e facilita a população ao acesso às obras de arte", diz Eduardo Scoco, diretor de marketing da marca. 

 

Sobre o Parque Urbano Cândido Portinari

Inaugurado dia 26 de Dezembro de 2013, o Parque URBANO Cândido Portinari conta com uma área de cerca de 121 mil metros quadrados baseada em vários conceitos de sustentabilidade, disponibilizando aos frequentadores do parque uma ciclovia de 1.300 metros, integrada à via exclusiva para bicicletas do Villa Lobos, pista de caminhada e um espaço para as pessoas andarem de skate, com 1.600 metros quadrados. Já em sua infraestrutura de lazer são quatro quadras poliesportivas, duas quadras de vôlei de areia, um minicampo de futebol de areia, espaço de convivência para cães e duas áreas para prática de ginástica ao ar livre, além de zonas para piquenique. Também há um playground educativo voltado às crianças.

Parque Urbano Cândido Portinari
Avenida Queirós Filho, 1.365, ao lado do Parque Villa-Lobos
Horário de funcionamento: das 5H30MIN às 20h (horário de verão) e das 5H30MIN às 19h (fora do horário de verão)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado