Série Movimento Violão apresenta Trio Opus 12

Formado por Paulo Porto Alegre, Chrystian Dozza e Daniel Murray, o grupo apresenta concerto no SescTV,  no dia 7/7, terça, às 20h

 

Foto: Alice Vergueiro.


SescTV exibe apresentação inédita com o Trio Opus 12, composto pelos violonistas Paulo Porto Alegre, Chrystian Dozza e Daniel Murray,  que executam peças dos compositores brasileiros Paulo Bellinati, Sérgio Assad e Marco Pereira.  O espetáculo vai ao ar no dia 7/7, terça, às 20h, na série Movimento Violão, que tem curadoria do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio N. Rodrigues.

Reunindo amigos violonistas, o trio foi concebido em 1977 por Paulo Porto Alegre, reconhecido como um dos mais importantes músicos desse instrumento. Hoje, o grupo está em sua sétima versão, mas sempre com o mesmo propósito: "fazer um repertório de música brasileira de violonistas reconhecidos internacionalmente", conta seu criador. 

Na geração atual, o violonista Murray acredita que o sonho de sonoridade do trio é concretizado com a união de experiências que cada integrante possui com as músicas contemporânea, popular e erudita e com o rock. Ele e Dozza seguem carreiras e gravaram discos individuais; e também foram alunos de Paulo Porto Alegre. "O Chrystian é voltado para as suas composições e, ultimamente, o Daniel também tem apresentado peças próprias", comenta Martelli, que vê estes músicos como expoentes representativos da nova geração do violão no Brasil.

Neste show, o Trio Opus 12 executa composições como Suíte Brasileira - 1. MaracatuSuíte Brasileira – 2. Balada; Suíte Brasileira – 3. Choro, todas de Sérgio Assad; 10 Divertimentos, de Paulo Porto Alegre; Maracatu Pipa, de Paulo Bellinati; e Bate Coxa, um coco de autoria de Marco Pereira. Sobre esta peça, o líder do grupo fala que é uma obra feita para violão solo, muito difícil, porém muito tocada. "Uma peça extremamente rítmica, muito alegre e dançante", diz. O espetáculo foi gravado no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, na capital paulista, em 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado