SescTV apresenta o documentário inédito Nublu Jazz Festival


Dividida em três partes, a produção contextualiza as origens do evento nos dias 24, 25 e 26/7, às 19h


 


Guizado. Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico.

SescTV exibe o documentário Nublu Jazz Festival, que narra como surgiu o festival que mistura sonoridades diferentes e tem edições no Brasil e em Istambul. Com direção geral de Daniel dos Santos, o filme é dividido em três partes: MenteCorpo e Espírito, nas quais os músicos falam sobre suas carreiras e estilos musicais e sobre o festival. O primeiro capítulo da produção vai ao ar no dia 24/7, sexta; o segundo, no dia25/7, sábado; e o terceiro, no dia 26/7, domingosempre às 19h.

Gravado durante a edição de 2014 do festival - que aconteceu no mês de março, nas unidades do Sesc Belenzinho, na capital paulista, e Sesc Ribeirão Preto, no interior de São Paulo -, o festival reuniu músicos de diversos países e convidados brasileiros, como Guizado, MC Xis, DJ Nuts, Kassin e Alberto Continentino.

O projeto Nublu foi concebido pelo saxofonista sueco Ilhan Ersahin. O músico mudou-se para os Estados Unidos em 1986, morou em Boston e se transferindo para Nova Iorque em 1990, onde percebeu que havia outras formas de tocar o jazz. "Brancos tocavam um tipo de jazz e os negros, outro. Os estilos musicais estavam muito separados", diz.

Por volta de 1997, cansado da cena conservadora do jazz nova-iorquino, Ersahin passou a ouvir sons oriundos da Inglaterra, de bandas como Postishead e Massive Attack - ambas de trip hop -, além de uma nova sonoridade londrina: o drum´n bass, música eletrônica criada a partir do jungle. Foi então que decidiu misturar essa batida ao jazz e tocar em clubes de Nova Iorque.

O gosto do músico por diferentes estilos musicais deu origem ao projeto Nublu, que nasceu depois que Ersahin alugou um espaço em Manhattan para tocar com os amigos. Logo outros artistas pediram para se apresentar no local. "Minha ideia não era contratar uma só banda para tocar, era fazer um jam, chamar um DJ, um rapper, um músico de jazz, outro de world music e assim as festas acabavam se tornando algo bem diferente", revela o saxofonista. A ideia resultou no clube e na gravadora Nublu.

Como forma de expandir o projeto para outros países, Ersahin criou ainda o Nublu Jazz Festival. "Alguns festivais que existem hoje tocam apenas um estilo musical, tornando-se limitados e não evoluindo musicalmente. Eu acho que este evento acaba trazendo inovação nos estilos e sons", expõe o baterista, DJ e produtor norte-americano Karriem Riggins, que participa do evento.

Para o pianista e compositor norueguês Buggle Wesseltoft, o festival apresenta o jazz de forma bem ampla. "Temos o Karriem tocando hip hop com um DJ, nós tocamos jazz com um DJ de house, tem o John Scofield (da The John Scofield Uberjam Band) e sua influência do blues eletrônico, e o Jojo Mayer executando drum´n bass com uma abordagem de jazz", enumera.  

Idealizado em 2002, o Nublu Jazz Festival é anual e chegou ao Brasil em 2010 nas unidades do Sesc São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado