Adjudicação de espectro radioelétrico em 700 MHz será fundamental para acelerar a adoção de LTE na América Latina


 

Uma nova pesquisa de 4G Americas indica que, devido a suas características de propagação e à projeção de suas economias de escala, a faixa de 700 MHz de espectro radioelétrico será de extrema importância para o desenvolvimento da banda larga móvel na América Latina e o Caribe

 

São Paulo, 25 de agosto de 2015.- O espectro na frequência de 700 MHz, liberado devido ao dividendo digital, é um dos mais adequados para acelerar a adoção de serviços de banda larga móvel na América Latina, conforme uma pesquisa recentemente publicada por 4G Americas. Na atualidade, esta faixa de espectro se encontra em processo de ser desocupada como consequência dos processos de migração de televisão analógica para digital que começaram na região. 

 

A frequência de 700 MHz tem características técnicas apropriadas para dar cobertura de serviços sem fio em localidades rurais e oferecer melhor sinal no interior de prédios e residências, onde é realizada a maior parte das comunicações. A pesquisa prevê que a faixa de 700 MHz no esquema de canalização da Ásia Pacífico ou APT (banda 28), selecionado pela maioria dos governos da região, contará com importantes economias de escala em nível global, o que garantirá a variedade e acessibilidade do equipamento de rede e dispositivos móveis.

 

Na atualidade, três países na América Latina contam com serviços na faixa de 700 MHz (Bolívia, Equador e Panamá), enquanto oito países outorgaram ou se encontram em processo de outorgar esta faixa para serviços móveis.

 

Propagação

A faixa de 700 MHz, que na região das Américas está contida entre os 698 MHz e os 806 MHz, possui melhor propagação de sinal que outras frequências mais altas (como 1700-2100 MHz e 2.500 MHz), quer dizer que é possível abranger com cobertura uma área geográfica maior com menor quantidade de antenas. Isso permite um desdobramento eficiente de infraestrutura em comunidades e populações que atualmente carecem de acesso.

 

"A faixa de 700 MHz permite levar de forma rápida serviços de banda larga móvel com velocidades superiores aos 10 Mbps até localidades que na atualidade não contam com outra alternativa para acessar a Internet. Estas velocidades fornecem grande oportunidade aos governos da região para dar impulso a seus programas de conectividade e incrementar o número de pessoas que podem se beneficiar de iniciativas de teleducação, telemedicina ou governo eletrônico," comentou José F. Otero, Diretor de 4G Americas para a América Latina e o Caribe.

 

Economias de escala

Para o ano 2020, 6 bilhões de pessoas no mundo estarão cobertas por redes de banda larga móvel desdobradas em 700 MHz (fonte: relatório APT 700MHz, Alcatel-Lucent, 2014). Desse total, cerca de 4 bilhões na Ásia e América Latina estarão alcançadas por redes em 700 MHz na banda 28. Esse algarismo transforma a canalização 700 MHz APT como a de maior economia de escala em nível global.

 

Limpeza e backhaul

A pesquisa destaca a importância de que o espectro possa ser utilizado para oferecer serviços de comunicação de forma imediata quando for adjudicado ao operador. Para que isso aconteça, é necessário que o bloco dado ao operador se encontre limpo, isto é, sem interferências de outros serviços na mesma banda. No caso de 700 MHz, a falta de limpeza pode prejudicar a qualidade dos serviços, tanto as comunicações móveis quanto a televisão. Nos casos da Argentina, Brasil e Nicarágua, por exemplo, o espectro do dividendo digital foi outorgado, mas ainda não está disponível para ser utilizado.

 

Além disso, também é importante realizar tarefas de coordenação em áreas de fronteira. A utilização de diferentes modelos de canalização na faixa de 700 MHz poderia produzir interferência em áreas como a fronteira entre o México (canalização APT) e os Estados Unidos (canalização US), ou as fronteiras da Bolívia (canalização US) com a Argentina, Brasil, Chile e Peru, que escolheram a canalização APT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado