Chegar à fronteira com o Estado Islâmico é o último desafio no Curdistão

 

No quarto e último episódio do 'GloboNews Que Mundo É Esse?', que vai ao ar no próximo domingo, dia 16, às 23h, André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli encaram o mais difícil desafio da viagem ao Curdistão: acompanhar os Peshmerga, o exército do Curdistão, até a linha de frente da guerra contra os terroristas do Estado Islâmico.

 

Quem guia o trio nessa missão é o ex-militar alemão Heiko Seibold, que morou 14 anos no Brasil e tem um filho brasileiro. Ele foi para o Curdistão há seis meses, impressionado com a violência do Estado Islâmico especialmente contra mulheres e crianças. Na trincheira, o trio vive um dos momentos mais tensos da série, quando recebe a orientação de não permanecer no mesmo lugar por mais de 10 segundos, para se proteger dos atiradores de elite do Estado Islâmico. Seibold também garante a eles que, graças a uma rede de espiões, os terroristas sabem da presença dos três brasileiros na região.

 

A equipe do programa conta ainda a história de Rawand Amjad, um curdo iraquiano que trabalhava para uma agência de notícias local e se tornou soldado do exército local. Ele conta que a vida mudou no dia em que o carro onde ele e os soldados curdos estavam sofreu uma emboscada dos terroristas do Estado Islâmico e todos os ocupantes foram atingidos. Foi a primeira vez que ele precisou usar uma arma. "Naquela hora eu era jornalista, mas cinco minutos depois me tornei um Peshmerga", conta Rawand.

 

"A linha de frente que visitamos fica a 30 km de Erbil, a capital do Curdistão Iraquiano, um lugar bastante seguro, onde há shoppings centers, avenidas largas, prédios modernos, hotéis cinco estrelas etc. Percebemos que estávamos próximos à área dominada pelo Estado Islâmico quando não havia mais carros cruzando com o nosso na estrada", conta Michel Coeli.

 

Com direção executiva de Rodrigo Cebrian e produzido pela BASE#1, o último episódio do programa "GloboNews Que Mundo É Esse?" vai ao ar neste domingo, dia 16, às 23h.

 

Foto:  Michel Coeli, Felipe UFO e André Fran no Curdistão.




Enviado com MailTrack

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado