‘Clube dos Correspondentes’ acompanha jornalistas da França, Alemanha, Estados Unidos e El Salvador


 

No terceiro episódio do 'Clube dos Correspondentes', no ar neste domingo, dia 9, Leila Sterenberg acompanha jornalistas da França, Alemanha, Estados Unidos e El Salvador. Ela vai com o francês Christophe Simon, fotógrafo da agência France-Presse, a uma regata pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Ele leva seus alunos do curso de fotografia para jovens da Cidade de Deus para fotografar uma regata de vela, parte de seu objetivo maior de fazer com que os jovens registrem, por meio de imagens, a prática de esportes olímpicos. O fotógrafo, que trabalha na agência francesa de notícias há mais de 30 anos e já cobriu conflitos como os da Iuguslávia, África e Guerra do Golfo, explica que o projeto nasceu em 2012. O primeiro desafio proposto aos alunos foi que eles descobrissem, com fotos, a paixão dos brasileiros por futebol. "Essa geração tem uma facilidade muito grande com o digital e uma fome de aprender impressionante", conta o fotógrafo.

 

O alemão Thomas Fischermann, do jornal de economia Die Zeit, recebe a equipe da GloboNews em seu apartamento, de frente para a praia de Ipanema, zona sul carioca. Com a brasileira Juliana Barbassa, que mora nos Estados Unidos há muitos anos e colabora para o The New York Times e para a Al Jazeera, ele fala sobre a ida da dupla à Amazônia para fazer pesquisas sobre o Pará para o livro que os dois estão escrevendo. O objetivo era visitar Itaituba, na beira do Tapajós, e observar os grandes projetos que estão chegando à cidade. Há projetos de hidrelétricas que transformariam a cidade de 80 mil habitantes em um centro de política energética do país.

 

Em Brasília, a equipe da GloboNews acompanha o salvadorenho Manuel Martinez, da Rádio Oriental, em uma matéria na feira de importados para conversar com vendedores estrangeiros da China, Líbano e Palestina, entre outros. Manuel está no país desde 1998, é torcedor do Corinthians e naturalizado brasileiro.

 

O terceiro episódio do 'Clube dos Correspondentes' vai ao ar no próximo domingo, dia 9, às 23h30, na GloboNews.

 

Foto – Leila Sterenberg acompanha o fotógrafo francês Christophe Simon em uma regata de velas na Baía de Guanabara.

Crédito: Globo/Aline Massuca

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado