Especial A Cortina de Ferro conta em detalhes como foi planejado e executado o impressionante Muro de Berlim

INÉDITO – 15/8, sábado, 21h

 

 

Enquanto uma multidão presenciou a queda do Muro de Berlim, poucos estiveram presentes em sua criação. Um ocidental, porém, presenciou esses dois eventos: o jornalista da Reuter'sAdam Kellet-Long. Baseado na parte oriental de Berlim, ele percebeu que as tensões cresciam ao longo da cidade durante o verão de 1961. Tendo recebido uma "dica" na noite de domingo, Kellet-Long resolveu imediatamente percorrer a cidade durante a noite, descobrindo milhares de homens construindo ruas, calçadas e praças, e erguendo uma cerca de arame enquanto os cidadãos de Berlim dormiam. Kellet-Long é a primeira pessoa a revelar essa história ao mundo ocidental.

 

Pelos olhos de Kellet-Long e de outras testemunhas diretamente envolvidas nos eventos dessa noite sinistra, o especial A Cortina de Ferro, do HISTORY, conta a história de uma das mais audaciosas operações do século XX. Combinando reconstruções dramáticas de ponta com um extraordinário material de arquivo da época, grande parte proveniente de coleções particulares, e usando depoimentos inéditos de pessoas que viveram aquele período, este especial leva os telespectadores ao início dos eventos da noite de 13 de agosto de 1961. Hora a hora, vemos a história se desenrolar, conforme reuniões clandestinas são sucedidas por ligações telefônicas e planos secretos em envelopes lacrados. Por fim, uma "operação mamute" estava a caminho: enquanto tanques tomavam suas posições fora de Berlim, caminhões com toneladas de material para a construção de barreiras e cercas, e milhares de militares e civis, rumavam para o centro da cidade em uma corrida contra o tempo para completar a tarefa antes do amanhecer.

 

Tendo como pano de fundo o ambiente político de uma Berlim em crise, A Cortina de Ferro conta a história de um jogo de blefes e suas consequências, travado entre duas potências nucleares; uma batalha entre os dois maiores sistemas políticos do planeta. Teria o Muro de Berlim sido uma maneira bizarra que Nikita Khrushchev, o líder da União Soviética, encontrou para irritar o Ocidente? Ou foi a maneira mais segura de prevenir o estouro de uma III Guerra Mundial?

 

*O especial será reprisado em 16/8, domingo, às 8h15 e às 14h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado