Grupo EDP incentiva voluntariado e engaja terceiros em ações de solidariedade


Colaboradores doam seu tempo, talento e habilidades dentro e fora da empresa, demonstrando integração e espírito de equipe

São Paulo, 24 de agosto de agosto de 2015 – No Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, a EDP, empresa que atua nas áreas de Geração, Comercialização e Distribuição de energia elétrica, comemora a adesão de seus colaboradores aos projetos da empresa e o engajamento direto e indireto de terceiros às ações beneficentes. A gestão destas iniciativas é do Instituto EDP, que também coordena os projetos socioambientais e culturais do Grupo. 

"Ao longo dos anos estamos intensificando a prática da solidariedade entre nossos colaboradores e verificamos um envolvimento cada vez maior de funcionários. Eles estão se tornando agregadores de outros voluntários, como colegas de trabalho, familiares, amigos e profissionais de outras empresas, e todos estão motivados pelo alcance e resultados de nossos programas", diz Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP (IEDP). 

Com atuação transversal à atuação do Instituto, o programa da companhia incentiva o trabalho voluntário não só nos projetos apoiados pelo IEDP, mas também em iniciativas como o Desafio do Bem, o Parte de Nós – Ambiente e Natal, o Cidadão Pró-Mundo – Volunteachers e o Inclusão Digital.

 "Valorizamos e incentivamos os colaboradores a disseminar o conhecimento, a experiência e a solidariedade dentro e fora da empresa", completa Sirgado. Além das ações corporativas, o IEDP estimula o engajamento independente fora de sua plataforma de voluntariado. Todos dispõem de até 4 horas por mês de seu turno de trabalho para atuar em projetos voluntários. 

O Instituto EDP ainda mantém o Portal do Voluntariado (www.voluntariadoedp.com.br), espaço destinado para notícias, agenda de eventos e oportunidades de ações desenvolvidas pelos colaboradores e organizações participantes, além de ser também uma ferramenta de interação e acompanhamento dos trabalhos realizados.

E, pelo segundo ano consecutivo, o IEDP premiará o Voluntário do Ano com uma visita a um dos empreendimentos do Grupo no Brasil. Durante a visita, o ganhador irá conhecer uma ONG local apoiada pelo instituto. O intuito é a troca de experiências e o aprendizado.

Os principais projetos de voluntariado da EDP 

Desafio do bem

Os voluntários formam equipes – que podem integrar familiares, amigos e profissionais de outras empresas – e escolhem uma organização social ou escola pública para ser beneficiada com o desenvolvimento de um projeto de melhoria para a instituição. As ações podem ser de caráter físico (pintura de quadra, paredes, consertos), capacitação (oficinas, aulas, consultorias), gestão (planejamentos, projetos de captação de recursos) e eventos (celebrações, festas de arrecadação de doações), entre outros. Ao final do projeto, todas as equipes preparam uma apresentação com os resultados. Esse material é encaminhado para uma comissão julgadora e as três equipes mais votadas concorrem a prêmios em dinheiro revertido para a Instituição. 

Cidadão Pró-Mundo

Parceria entre o Instituto EDP e a ONG Cidadão Pró-Mundo, na qual os voluntários EDP usam os seus conhecimentos da língua inglesa como ferramenta para o desenvolvimento de jovens da comunidade João XXIII. A promoção de igualdade de oportunidades é uma crença compartilhada pela EDP para mudanças positivas da realidade social desses jovens. 

Parte de Nós

Programa corporativo de responsabilidade social, desenvolvido pelos Institutos e Fundação EDP nas diversas geografias onde está presente o Grupo EDP.

O programa possui dois grandes eixos, quais sejam, Parte de Nós Ambiente, realizado em junho para celebrar o mês do "Meio Ambiente" e o Parte de Nós Natal, em dezembro.

No Parte de Nós Ambiente é selecionada uma causa ambiental, como limpeza de praia, plantio de mudas e conservação de espaços públicos. O objetivo é mobilizar a sociedade para a importância do meio ambiente por meio de uma ação eficiente e reparadora. Da mesma forma, o Parte de Nós Nataltem como causa proporcionar um Natal melhor para crianças e idosos acolhidos em instituições e hospitais. 

Inclusão Digital

O IEDP, em parceria com colaboradores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, leva inclusão digital para jovens da favela Coliseu, em São Paulo. O aprendizado de informática tem como objetivo a aquisição do primeiro emprego e a inclusão social. 

Ações Pontuais

Por meio do Instituto EDP são desenvolvidas campanhas pontuais como doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, produtos de higiene, água, colchões, entre outros, como contribuição em situação de calamidade pública, ou ainda para atender minimamente o próximo, em situação de vulnerabilidade social.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado