Jovens escritores abrem nova temporada do ‘GloboNews Literatura’


 

Nesta sexta-feira, 28, na estreia da nova temporada do 'GloboNews Literatura', o programa traz uma reportagem especial de Claufe Rodrigues sobre as jovens escritoras Agatha Cris e Maria Sampaio. Agatha Cris tem 10 anos e mora no Morro Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro. Seu pai, ambulante, foi quem a registrou com esse nome, sem nunca ter ouvido falar na britânica Agatha Christie. Agatha foi o nome que ele escolheu para a filha e Cris é uma homenagem à mãe, Cristina. Curiosa, Agatha Cris já pensou em ser cientista para responder às suas próprias (e muitas) dúvidas mas quer mesmo ser escritora. Em comum com a escritora famosa, além do nome parecido, as duas têm o fato de terem escolhido a mesma profissão. Apesar da pouca idade, a carioca Agatha Cris já publicou o seu primeiro romance, "O mistério das árvores da Rua Roberto", sobre as árvores da Rua Roberto Dias Lopes, no Leme, bairro onde ela mora.

 

A outra jovem escritora retratada pelo programa é Maria Sampaio. Aos 17 anos, ela surpreendeu a família ao escolher Medicina em vez de Letras no vestibular. Isso porque Maria já escreveu dois romances: o publicado 'Vicentinho' e o segundo, já concluído, mas que ainda não foi lançado. Ambos sobre temas bem distantes da sua realidade. No primeiro ela conta a história de um pai que perdeu o único filho e se isolou na Patagônia para escrever sobre a sua dor; enquanto no segundo, ela fala sobre a mulher dos anos 60 e mergulha no feminismo embrionário. Filha da atriz Isadora Ribeiro, Maria mora com a avó paterna e foi dela que ouviu muitas histórias dessa época, retratadas no segundo livro.

 

No mesmo programa, Edney Silvestre entrevista o escritor Henrique Rodrigues. No romance "O Próximo da Fila", Henrique conta a história de um sujeito quarentão que entra na lanchonete onde trabalhou quando era adolescente, se identifica com o atendente e lembra da época em que viveu lá. O jovem autor também trabalhou em uma rede de fast food na adolescência e conta um pouco da sua história por meio do personagem.

 

A estreia da nova temporada do 'GloboNews Literatura' será nesta sexta-feira, dia 28, às 21h30, na GloboNews.

 

Fotos: Claufe Rodrigues entrevista Agatha Cris em uma praça no Leme e Maria Sampaio, na casa dela.

Crédito: Globo/ Divulgação




Enviado com MailTrack

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado