PRODUÇÃO LOCAL DO DISCOVERY HOME & HEALTH RELATA AS ALEGRIAS, DESCOBERTAS E DESAFIOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

 
 
 

Série registra a rotina de duas famílias com crianças pequenas e recorre a especialistas para orientações sobre fase crucial do desenvolvimento infantil

 

 
 

A primeira infância, fase que começa na gestação e vai até os seis anos, é uma etapa fundamental na formação das crianças. Muito do que aprendem e os hábitos que desenvolvem no início da vida seguirão com eles por muito tempo. Os pais sentem a responsabilidade de formar um novo ser humano; as crianças iniciam a leitura do mundo que as cerca: assim se configura um momento de mudanças constantes e significativas para ambas as partes.

A partir de domingo, 13 de setembro, às 10h25, o Discovery Home & Health oferece um retrato realista e emocionante das alegrias, descobertas e desafios que fazem parte da rotina de famílias com crianças na primeira infância em sua nova série QUANDO TUDO COMEÇA.

Composta por seis episódios com meia hora de duração, a produção local acompanha por três meses duas famílias que vivenciam a primeira infância de seus filhos, enquanto especialistas orientam os pais sobre esta fase do desenvolvimento infantil: das dúvidas quanto ao parto à introdução da alimentação complementar; dos primeiros passos aos riscos controlados que toda criança deve correr enquanto aprende a se locomover; da difícil tarefa de fazer as crianças dormirem sozinhas no quarto à adaptação dos bebês a creches e escolinhas.

Além do acompanhamento às duas famílias, QUANDO TUDO COMEÇA revela histórias comoventes de pessoas que passaram por grandes desafios envolvendo filhos na primeira infância: os pais da jovem Paula contam, no primeiro episódio, como foi a chegada de uma criança com Síndrome de Down e como eles se adaptaram às circunstâncias inesperadas, entre elas a falta de informação e o preconceito alheios.

Ana Paula e Daniel são casados e têm dois filhos: Cauã, de quatro anos, e Enzo, de seis meses. Depois da licença-maternidade, Ana Paula está prestes a voltar ao trabalho, e a família toda se prepara para mais um período de adaptação. Na estreia da série, a nutricionista Camila Freitas ajuda o casal na introdução de alimentos sólidos ao paladar do pequeno Enzo – o bebê rejeitou o suco de laranja e os pais, que tiveram facilidade para apresentar novos sabores a Cauã, estão perdidos. O neuropediatra Saul Cypel contribui com uma explicação sobre como as crianças replicam os comportamentos dos adultos e formam suas próprias opiniões sobre os estímulos externos.

Enquanto isso, Liana e Alexis vivem uma gravidez que não foi planejada. Os jovens são namorados que engravidaram acidentalmente e agora buscam independência diante do maior desafio de suas vidas: criar a recém-nascida Morena. O casal gostaria que a filha nascesse em casa, em um parto humanizado, mas as famílias de ambos estão inseguras a respeito desta escolha. A doula Gisele Muniz visita Liana e Alexis no primeiro episódio, para esclarecer as dúvidas sobre o parto em casa.

Em registros reais das dificuldades pelas quais passam essas famílias, a série desmistifica a primeira infância com análises e dicas, ressaltando o papel primordial de condutas e ambientes saudáveis na formação das crianças.

A seguir, as descrições dos episódios de QUANDO TUDO COMEÇA.

Episódio 1 - Estreia: domingo, 13 de setembro, às 10h25

Enzo, filho mais novo de Ana Paula e Daniel, completa seis meses de vida e é hora de introduzir a alimentação complementar em sua dieta. Nesse momento, dúvidas e dificuldades surgem no caminho da família e as refeições se tornam uma tarefa complicada. Enquanto isso, os pais de primeira viagem Liana e Alexis fazem os últimos preparativos para o nascimento de Morena. Eles estão decididos pelo parto domiciliar, mas complicações na gestação colocam a opção em risco.

Episódio 2 - Estreia: domingo, 20 de setembro, às 10h25

O pequeno Enzo, filho de Ana Paula e Daniel, está começando a engatinhar. O pai quer soltá-lo no chão, mas a mãe não tira Enzo do colo. O casal precisa chegar a um equilíbrio para garantir o pleno desenvolvimento do filho. Para Liana e Alexis, o grande momento chegou: Morena vai nascer. Mais do que nunca, Liana precisa de Alexis para superar a desafiadora e sublime experiência do parto.

Episódio 3 - Estreia: domingo, 27 de setembro, às 10h25

A rotina de sono na família de Ana Paula e Daniel está uma bagunça. Enzo não consegue adormecer sem a presença de Ana Paula. Além de dormir pouco, ela se sente culpada por não saber o que fazer para mudar esse hábito. Daniel precisa entrar em cena para ajudar Ana Paula a cuidar de Enzo e descansar. Com a chegada de Morena, os jovens pais Liana e Alexis devem assumir a rotina da nova família. Enquanto Liana se revela habilidosa na troca de fraldas e em outros cuidados com Morena, Alexis descobre que ainda tem muito a aprender.

Episódio 4 - Estreia: domingo, 4 de outubro, às 10h25

A licença-maternidade de Ana Paula, mãe de Enzo, está chegando ao fim e ela precisa retornar ao trabalho. O processo de adaptação de Enzo à creche promete exigir muito do casal Ana Paula e Daniel. O desafio de Liana, mãe de Morena, é diferente. Ela teme que sua alimentação vegetariana possa atrapalhar o desenvolvimento da filha. Alexis, pai de Morena, tem uma dupla missão: intensificar a rotina de trabalho com seu grupo de teatro para ajudar a prover o sustento da família, e também dividir mais com Liana a responsabilidade de cuidar de Morena.

Episódio 5 - Estreia: domingo, 11 de outubro, às 10h25

Ana Paula está sobrecarregada nos cuidados com Enzo e precisa que Daniel compartilhe mais com ela as tarefas do dia a dia. Ana Paula também sente falta de momentos só para ela e Daniel quer se sentir mais próximo dos filhos Enzo e Cauã. E se eles trocassem de papel por um dia? Alexis, pai de Morena, decide levar a filha para visitar, pela primeira vez, o lugar onde ele cresceu, o morro do Vidigal. Rever tantas memórias ao lado de Liana, Morena e do restante da família promete ser um grande desafio para esse jovem pai.

Episódio 6 - Estreia: domingo, 18 de outubro, às 10h25

Ana Paula e Daniel, pais de Cauã e do pequeno Enzo, têm dedicado mais atenção ao caçula e temem que isso possa afetar Cauã, que não desgruda de seu tablet. As atividades em família se tornaram, assim, um grande desafio. Já Liana e Alexis, pais de Morena, se surpreendem com o crescimento da filha e estão em dúvida sobre as formas mais adequadas de oferecer estímulos para que ela se desenvolva de forma saudável e feliz.

QUANDO TUDO COMEÇA é uma coprodução entre Discovery Home & Health e a produtora Os Alquimistas, com patrocínio da Nestlé e Kimberly-Clark, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

 
QUANDO TUDO COMEÇA
 
 
Estreia: domingo, 13 de setembro, às 10h25
Classificação indicativa: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado