TV5MONDE: estreia série doc. HELÈNE E OS ANIMAIS

sex 11 - 12h55

 

estreia

 

HÉLÈNE E OS ANIMAIS

Série documental

Temporada 1, 2014

Duração: 52 min

 

Apresentação: Hélène Gateau

 

Sinopse da série

Para compreender o estreito laço que liga o homem ao animal, Hélène Gateau, veterinária, conversa com pessoas que convivem cotidianamente com animais.  Com seu olhar científico, ela analisa o comportamento e as particularidades de cada espécie e convida os interlocutores a transmitir suas experiências.

 

Ep. 1 - Encontro com um animal inesperado

O território francês pode reservar grandes surpresas: há tartarugas em vias de extinção, macacos oriundos da cadeia do Atlas, cegonhas implantadas no sudoeste do país, focas nas praias... Como esses animais estabeleceram-se na França? Quem cuida deles? Hélène Gateau responde.

 

Próximos episódios:

Os animais corsos e seus guardiães

A Córsega tem muitas especificidades em relação à sua paisagem, aos seus costumes e seus habitantes. A constatação se aplica também ao reino animal. Quais as raças insulares? Elas estão adaptadas à sociedade moderna, ou requerem métodos de criação antigos? Encontro com os criadores das raças corsas. 

 

Encontro com animais verdes

Atualmente, a moda é o meio ambiente. Então por que não apelar para os maiores ambientalistas do planeta, os animais? Quais as alternativas que se apresentam para um particular conservar seus espaços verdes? Resposta: as cabras, os burros, as galinhas…

 

O colega é um animal

Eles optaram por animais como colegas! Quem são esses profissionais que compartilham sua atividade com animais? Como funciona o binômio homem-animal? Quais as vantagens dos animais em profissões tão variadas quanto as de salvamento, meditação, vigilância e reciclagem?

 

Os animais, cimento da família

Os animais têm a surpreendente faculdade de agregar as famílias. Vamos a Ponthoile, na baía de Somme, conhecer a raça de cavalos Henson; a Eaunes, no sul, visitar uma criação familiar de gatos ragdoll; a Saint-Philibert, no departamento de Loire-Atlantique, onde convivem aves migratórias e vacas de Nantes.

 

Quando os animais dão show!

Em Puy-du-Fou, na Vendée, Hélène Gateau nos leva a percorrer as passagens secretas do famoso parque de diversões, para conhecermos os bastidores do parque. Nas férias, os espetáculos se sucedem até cinco sessões por dia. Qual a atração principal? O homem ou o animal? Encontro com os personagens emblemáticos do lugar. 

 

Tudo para deixar os animais

Quem são os apaixonados por animais que refazem a vida ao lado deles? Trata-se de um arroubo ou de uma iniciativa longamente amadurecida? O que eles procuram junto aos animais?  Essa volta à natureza é sintomática do mal do nosso século estressado demais e voltado para o consumo?

 

Ter um animal equilibrado

Os animais de estimação já foram animais selvagens. Mesmo que tenham se adaptado a seus mestres, eles têm um instinto primitivo. Cães, gatos, papagaios, porquinhos da Índia... Todos eles têm problemas comportamentais que estão ligados à perda do seu equilíbrio natural. Devemos adaptar-nos a eles?

 

LEGENDAS EM PORTUGUÊS

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado