DISCOVERY DOCUMENTA COM IRREVERÊNCIA ROTINA DE TRABALHADORES BRASILEIROS

  
 
 
Em nova produção local, ex-executivo Fábio Lamachia viaja o Brasil para assumir profissões que exigem resistência física, criatividade e estômago forte
 
 

Fábio Lamachia (a esq.) em cena da série. Crédito: Caue Moreno

Depois de anos em cargos corporativos, Fábio Lamachia decidiu conhecer o diferente. Levou ao pé da letra aquele discurso da "busca por novos desafios", pendurou a gravata e começou a viajar o País para sentir na pele o trabalho duro de muitos brasileiros.

A partir de domingo, 25 de outubro, às 23h10, Fábio passa a ser um os protagonistas dos "Domingos Extremos" do Discovery, na estreia deTRABALHO DURO, uma coprodução com a O2 Filmes que acompanha a rotina de quem pega no pesado, com satisfação e dignidade.

Nesta nova série, dividida em oito episódios, Fábio assume atribuições diversas e revela fatos curiosos sobre algumas das profissões mais necessárias, extenuantes e até perigosas. Ao assumir funções que nunca experimentou antes, a inexperiência do apresentador e a falta de jeito rendem boas anedotas, trapalhadas e momentos de tensão.

Correr quilômetros atrás de um caminhão de coleta de lixo, mergulhar numa piscina de esgoto, se embrenhar no mangue em busca de caranguejos, abater um boi, fazer entregas como motoboy, destruir um ninho gigantesco de baratas e atuar como carvoeiro: estas são apenas algumas das 16 tarefas que Fábio desempenha. Com coragem e muita teimosia, ele aprende com os profissionais e tenta ajudá-los em um dia comum de trabalho.

No episódio de estreia da série, Fábio tem seus dias de catador de caranguejos e de exterminador de pragas. No delta do Parnaíba, fronteira do Maranhão com Piauí, ele encontra Marcos Antonio, catador de caranguejos há 30 anos que está entre os quatro mil profissionais que atuam na região. Marcos simplifica, dizendo que o segredo da profissão é ter coragem, disposição, e esquecer o nojo. Mas Fábio logo percebe que, literalmente, o 'buraco é mais embaixo': ele deve retirar os bichos das tocas profundas enfiando o braço por entre as raízes, sair dos atoleiros e catar no mínimo quatro caranguejos para pagar a passagem ao barqueiro que os levou até o manguezal – tudo isso sob calor escaldante, rodeado por enxame de mosquitos, e se esquivando das pinçadas dolorosas.

Ainda na estreia, Fábio encara as temidas pragas urbanas de São Paulo. Exterminá-las exige compreensão sobre o ecossistema das grandes cidades e Fábio está determinado a fazer o que for preciso – até acabar com uma família de baratas.

TRABALHO DURO tem produção de Bel Berlinck e Fernando Meirelles, produção executiva de Marcia Vinci e Alessandra Casado, direção geral de Renata Terra e episódios dirigidos por Renata Terra, Andrea Cassola e André D'Elia, pela O2 Filmes. Pelo Discovery, o projeto foi supervisionado por Gabriela Varallo, Adriano Schmid, Roberto Martha e Michela Giorelli.

Sobre Fábio Lamachia

O paulistano Fábio Lamachia trabalhava no mercado corporativo e era um habitante típico da metrópole. Cansado e estressado, decidiu passar o final do ano de 2000 na Bahia. Lá, soube que no sertão próximo, na Serra da Carnaíba, garimpeiros teriam finalmente encontrado esmeraldas.

O espírito aventureiro de Fábio o fez abandonar o emprego e enfiar-se dentro da terra, 75 metros abaixo do solo, no garimpo de esmeraldas. Ali, ele encontrou um mundo estranho e surpreendente. As histórias desse mundo, de seus habitantes, seus sonhos e suas frustrações estão reunidas no livro "Sonho Verde – Aventura num Garimpo de Esmeradas" (Geração Editorial) e revelam um Brasil que poucos conhecem.

A experiência no garimpo mudou a vida de Fábio, que passou a se dedicar à pesquisa sobre os trabalhadores brasileiros. TRABALHO DURO é a extensão desta missão e também mais um desafio na carreira de Fábio, que se dispõe a assumir o papel de apresentador e a documentar a rotina extenuante destes profissionais.

SERVIÇO

TRABALHO DURO

Estreia: domingo, 25 de outubro, às 23h10

Classificação indicativa: 12 anos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado