Novembro: a história, sociedade e cultura da Lituânia no Mês Lituano do Eurochannel

Fortress


Este novembro, o Eurochannel se orgulha de apresentar o Mês Lituano. Esta apresentação especial, com o apoio do Lithuanian Film Centre, mostra - pela primeira vez na América Latina - uma coleção emocionante e exclusiva de filmes, curtas-metragens, documentários e especiais de música da Lituânia. Em um tributo aos artistas mais renomados da Lituânia, e ao 25º aniversário da restauração de sua independência, este mês oferece uma apresentação emocionante para todo o espectro da cultura lituana moderna.

Este ano, a Lituânia comemora o 25º Aniversário do Dia da Restauração da Independência da Lituânia, e o Eurochannel celebra suas produções audiovisuais. Com uma rica história que integra culturas como a báltica, a eslava, a teutônica, a soviética e outras, a Lituânia é uma república com um dos patrimônios mais ricos e diversificados da Europa. No século XIV, era o maior país do continente, com uma extensão que compreendia a atual Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia e partes da Polônia e da Rússia, formando o Grão-ducado da Lituânia.

Seu idioma fascinante, conhecido popularmente como o idioma indoeuropeu mais conservador, mantém muitas características porto-indo-europeias. A Lituânia tem uma ampla variedade de histórias atrativas e originais para compartilhar, e seu cinema é um dos mais inovadores da Europa. Em novembro, o Eurochannel destaca o melhor de sua produção audiovisual.

Em uma programação variada, novembro oferece inúmeros filmes de vários gêneros, que em alguns casos serão transmitidos pela primeira vez na televisão latino-americana. Através de histórias interessantes e provocantes, apresentamos os encantos de sua produção cinematográfica. Comédia, suspense, drama, romance e questões sociais polêmicas estarão presentes na programação deste mês.

Em novembro, uma seleção fascinante de filmes, curtas-metragens, documentários e artistas da música vai presentear os telespectadores do Eurochannel com o mais selecionado entretenimento da Lituânia. O Mês Lituano é um evento único para um público exigente.

Filmes:

A Fortaleza das Borboletas Adormecidas: situada em uma paisagem de neve e isolada, uma cabana serve como casa de três prostitutas e uma mulher rica, enquanto elas descobrem as maravilhas do amor, da esperança e segundas oportunidades. (Estreia 6 de novembro, às 22h Brasil / 00h Portugal)

Vórtice: bem-vindo à Lituânia Soviética para descobrir os esforços de toda uma geração representada através do retrato de um homem que luta com tragédias e encontra amor em todas as oportunidades que ele tem. (Estreia 23 de novembro, às 22h Brasil / 00h Portugal)

Luzes Baixas: uma história original sobre almas à deriva. Durante uma noite, dois velhos amigos saem em uma aventura noturna arriscada que vai se transformar em um triângulo amoroso perigoso depois de conhecerem uma mulher misteriosa. (Estreia 20 de novembro, às 22h Brasil / 00h Portugal)

De Volta a Teus Braços: venha se juntar as aventuras de uma filha tentando encontrar seu pai novamente depois que a política e as ideologias os separou. Baseado em fatos reais, este é um retrato das consequências que a Guerra Fria deixou em muitas famílias europeias. (Estreia 27 de novembro, às 22h Brasil / 00h Portugal)

Euroshorts Lituânia: diretores inovadores oferecem uma visão original sobre sua amada Lituânia. Amor, perdão, esperança e muita ficção mostram uma perspectiva diferente sobre o país com essas histórias inovadoras. (Estreia 7 de novembro, às 19h Brasil / 21h Portugal)

Documentários:

Corredor Interminável: um jornalista revê os acontecimentos angustiantes do conflito de Nagorno-Karabakh, em 1993, no Azerbaijão neste documentário comovedor. (Estreia 14 de novembro, às 21h Brasil / 23h Portugal)

Como Tocamos a Revolução: volte ao início dos anos 80 neste documentário sobre a banda pós-punk Antis. Uma história reveladora sobre a emoção de enfrentar o poder soviético junto aos dirigentes da Revolução Cantada, nos países bálticos. (Estreia 21 de novembro, às 21h Brasil / 23h Portugal)

Conversações Sobre Temas Sérios: a realidade de uma geração europeia em suas próprias palavras. Uma coleção de entrevistas desinibidas com crianças e adolescentes sobre os assuntos mais transcendentes da humanidade.(Estreia 28 de novembro, às 21h Brasil / 23h Portugal)

Música:

Leon Somov & Jazzu Ao Vivo: com sua combinação incomum de baladas líricas e dance music inteligente, este novo dueto premiado lituano e sua banda estão conquistando a Europa com sua qualidade musical. O Eurochannel apresenta um concerto exclusivo com suas melhores músicas. (Estreia 15 de novembro, às 19h Brasil / 21h Portugal)

Without Letters Ao Vivo: um concerto intimista com os novos e complexos ritmos de uma das bandas mais jovens e promissoras da cena do pop eletrônico da Lituânia. (Estreia 22 de novembro, às 19h Brasil / 21h Portugal)

Sobre o país:

A República da Lituânia é um dos três Estados Bálticos (com a Estônia e a Letônia) e está localizada no norte da Europa. Como um dos países mais antigos do continente, a Lituânia foi unificada como estado na década de 1230 por Mindaugas, o Rei da Lituânia, e o Reino da Lituânia foi criado em 6 de julho de 1253. Ao longo da história, a Lituânia deixou de ser o maior país europeu e foi anexada ao Império Russo. Após a Segunda Guerra Mundial e a uma curta independência, foi ocupada novamente pela União Soviética, pela Alemanha nazista e novamente pelos soviéticos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 11 de março de 1990, a Lituânia se tornou a primeira República Soviética a se declarar independente.
 
A Lituânia é um país membro da União Europeia, sua língua oficial é o lituano e sua capital é Vilnius.

O Mês Lituano do Eurochannel é apresentado com o apoio do Lithuanian Film Centre.  

Centre
Lithuanian Film Center é uma instituição pública criada em 2012. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento em longo prazo e a competitividade do cinema lituano, e participar no desenvolvimento de políticas públicas eficazes na indústria cinematográfica do país. Para mais informações visite: www.lfc.lt/en/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado