TV Cultura exibe documentário inédito sobre preservação da Onça Pintada


Longa que retrata os costumes dos felinos é resultado do projeto Onçafari, do ex-piloto de corridas Mario Haberfeld. Vai ao ar no domingo (25/10), às 16h30, na TV Cultura


São Paulo, 21 de outubro de 2015
 – A TV Cultura exibe neste domingo (25/10), às 16h30, o documentário inédito Onça Pintada, mais perto de você, que mostra a concretização do sonho do ex-piloto de corridas Mario Haberfeld, idealizador de um dos maiores projetos de conservação ambiental do Brasil: o Onçafari.

O filme foi gravado no Refúgio Ecológico Caiman, no Mato Grosso do Sul, e retrata o cotidiano do Onçafari, um trabalho de preservação da onça pintada, animal ameaçado de extinção. O projeto visa estimular o desenvolvimento sustentável na região e promover sua biodiversidade por meio do ecoturismo.

Durante três anos, o diretor Tulio Schargel seguiu as onças do Pantanal. Ele ressalta que os territórios desses felinos foram invadidos pelas fazendas de criações de gado, porém mostra que é possível a convivência entre as onças e os fazendeiros, já que elas matam para apenas se alimentar e atacam animais pequenos ao invés dos grandes.

O projeto foi dividido em etapas: mapeou a área; identificou os animais e selecionou as fêmeas que seriam acompanhadas; rastreou esses felinos para, posteriormente, habituá-los com a presença humana; e acompanhou seus filhotes.

A equipe do documentário seguiu uma onça mãe de nome Esperança cuidando de seus filhotes até a independência. E um dos momentos emocionantes do filme é quando um deles, chamado Natureza, vai caçar um jacaré e toma um susto. A mãe observa de longe e não interfere no aprendizado do filho. "Observamos que esses felinos têm comportamentos diferentes uns dos outros e semelhantes aos dos humanos, pois cada um é único. Algumas fêmeas são mais tímidas, outras são audaciosas, destemidas e até curiosas. Foram estas que se adaptaram mais com a nossa presença", conclui Tulio.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado