A Internet das Coisas Abre Portas para Novas Capacidades para o Celular


Novo relatório destaca as principais considerações para a IOT

BELLEVUE, Wash. – 9 de novembro, 2015 – Com a oportunidade de ver 20 bilhões de dispositivos - ou mais - conectados até 2020, o setor sem fio está registrando grandes avanços para facilitar a criação de um padrão para a Internet Celular das Coisas (IOT).  A 4G Americas, a associação setorial e voz da tecnologia 5G para as Américas, divulgou hoje um novo relatório chamado Tecnologias Celulares Viabilizando a Internet das Coisas, analisando as principais considerações para o desenvolvimento de uma solução completa para a IOT.
 
"A Internet das Coisas está abrindo portas para a próxima era de tecnologias celulares inovadoras", disse Chris Pearson, Presidente da 4G Americas.  "Essas tecnologias comerciais padronizadas serão as principais plataformas de acesso, viabilizando uma infinidade de aplicativos da IOT durante os próximos anos." 
 
O relatório analisa os principais aspectos do desenvolvimento de casos de uso para a IOT, com ênfase naqueles que dependem especificamente de tecnologias celulares, além dos principais fatores de crescimento para o mercado da IOT e a estrutura técnica dos casos de uso para Comunicação Tipo Máquina/IOT (IoT/Machine Type Communication - MTC) via celular. O relatório também explica os novos avanços para a tecnologia LTE e novos recursos MTC, focando na Categoria 0,1, além de dispositivos M. O relatório também avalia as inovações em gestão de energia e design de baixo custo para módulos celulares, além da evolução da LTE MTC para acesso via rádio 5G. 
 
Rao Yallapragada, Diretor de Estratégia de Tecnologia, da Intel, e um dos líderes do grupo de trabalho que produziu o relatório, disse: "Para realizar as oportunidades da Internet Celular das Coisas, a 3GPP, a organização global de padronização, está definindo os avanços progressivos para a tecnologia IOT que devem ocorrer durante vários Releases 3GPP, com a meta de reduzir a complexidade e consumo de energia para atender às necessidades de vários casos de uso."
 
A Internet Celular das Coisas será uma metodologia importante de acesso, apoiando e viabilizando as comunicações com dispositivos da IOT em grande escala, e além disso:
 
 

  • A tecnologia celular, em conjunto com tecnologias locais de conectividade como WiFi ou Bluetooth, deve suportar vários casos de uso da IOT e oferecer mobilidade total, conectividade robusta e economias de escala.
 
  • O conjunto de soluções, abordagens e tecnologias deve servir como plataforma para enfrentar os desafios e realizar o potencial de uma rede segura de dispositivos interconectados com consumo reduzido de energia, facilitando o provisionamento e gestão desses recursos e, em termos de desempenho, apresentar elasticidade e latências aceitáveis.
 
  • Os recursos atuais e futuros da MTC são definidos pela LTE-Advanced através dos Releases 3GPP 11, 12 e 13. Esses novos recursos incluem maior cobertura em ambientes complexos, baixo consumo de energia para aplicativos que requerem baterias de longa duração e otimizações para suportar um grande número de dispositivos por célula.
 
  • As últimas novidades da LTE-Advanced suportam uma série de categorias acessíveis de dispositivos MTC de alto e baixo desempenho, dentro do contexto de casos de uso MTC em vários mercados emergentes como o setor automotivo, gestão de frotas, dispositivos para vestir, saúde e cidades inteligentes.

 
O relatório Tecnologias Celulares Viabilizando a Internet das Coisas,  é uma colaboração dos membros da 4G Americas e pode ser descarregado gratuitamente pelo site www.4gamericas.org.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado