BBC Earth ESTREIA PRODUÇÃO NACIONAL SOBRE A MAGIA DA BOLA AO REDOR DO MUNDO


Edição especial de uma hora vai ao ar, pela primeira vez, em TV paga no Brasil

Narrado por Gilberto Gil, o documentário A Bola viaja pela América Latina, Ásia e Europa em busca da origem da mais simples e perfeita das brincadeiras do homem

Imagens:  http://app.box.com/s/udwgtjiksw6376d027pduyqcccefj295

Quando não havia sequer o Brasil, muito menos o futebol, a bola já rolava nos pés de diversos povos do planeta.  Passando por países como Alemanha, Brasil, Irlanda, Myanmar e Tailândia, o documentário A Bola celebra a história de distintas culturas em torno de uma só paixão. 

Produzido pela Pindorama Filmes, com direção de Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone, o documentário A Bola tem narração do cantor e compositor Gilberto Gil e será exibido no formato de 60 minutos, pela primeira vez,  no BBC Earth na sexta-feira, dia 20 de novembro, às 19 horas, com reapresentação, dia 20, à meia-noite e 55 minutos, e no sábado, dia 21, às 12h50.

Em todo o mundo, o fascínio pela bola é imenso. O especial destaca as histórias e as diferenças de práticas em cada região e até como são confecciondas as redondas. Os nomes dos esportes também são únicos, como sepak takraw, radball, futebol gaélico, jikunahaty e chinlone.

Desde a antiga Birmânia, quando era praticado na corte do rei há mais de 1500 anos, o chinlone é o esporte mais popular de Myanmar. Os jogadores de chinlone são verdadeiros mestres na arte de não deixar nem a bola e nem o astral cair, mostrando suas habilidades em movimentos que se parecem com uma dança milenar. A bola é minuciosamente feita de fibras da palmeira ratã e revela tanto um esporte quanto uma cultura de raras belezas.

Originário do final do século XIX, o radball é um esporte em que todo gol é feito de bicicleta, literalmente. Conhecido como "futebol de bicicleta" é praticado com uma bola preenchida com pelos de rena nos ginásios da Alemanha, Suíça, República Tcheca e Áustria.

Os nativos do Brasil já eram os donos da bola muito antes do homem branco chegar às Américas. Quando a terra e os campos de futebol ainda não tinham sido demarcados, o ponta-pé inicial foi dado sem a necessidade de usar os pés. Conhecido como "futebol de cabeça", o Jikunahaty é praticado pelos índios Parecis no Mato Grosso e marca o encontro do corpo físico com o espiritual. Feita a partir do látex da mangabeira, a bola de Jikunahaty é prova que a bola sempre foi uma ideia fixa e uma paixão, gravada na cabeça e no coração do Brasil.

Filho legítimo da cultura irlandesa, o futebol gaélico é uma mistura entre futebol e rugby. No final do século XIX, a bola de futebol gaélico era feita com uma bexiga de porco. Nos dias de hoje, é produzida a partir de couro sintético e representa uma das bandeiras da independência irlandesa. Na Irlanda, futebol gaélico é um esporte super aclamado que reúne mais de 90.000 espectadores nas finais dos campeonatos.

Já no meio da beleza e do caos, a Tailândia cultiva a forma perfeita de elevar o corpo e o espírito. O Sepak Takraw , uma espécie de futevôlei misturado com artes marciais, preserva uma tradição ancestral e é o esporte mais popular do país. Feita originalmente a partir de fibras da palmeira ratã, a bola de Sepak Takraw surgiu nos palácios do sultão da Malásia no século XV e com o tempo migrou para todo o sudeste asiático. Hoje em dia, a bola é feita de materiais sintéticos e se tornou parte da cultura tailandesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado