Ética é tema do segundo episódio da série Filosofia Pop


Com apresentação de Marcia Tiburi e direção de Esmir Filho, o debate vai ao ar no dia 29/11, domingo, às 20h, no SescTV


Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico.

Ética é tema do segundo episódio da série Filosofia Pop, concebida e apresentada pela filósofa Marcia Tiburi, com direção de Esmir Filho. 
O tema é debatido pelo filósofo, professor e escritor Charles Feitosa e pelo psicanalista e escritor Ricardo Goldenberg, no dia 29/11, domingo, às 20h, no SescTV.

Filosofia Pop tem como objetivo discutir temas do cotidiano, como Deus, futebol, drogas, corrupção e família, e provocar reflexões sobre os temas. Os assuntos são tratados levando em conta textos da filosofia tradicional e de outros contemporâneos. Composta por 13 episódios, com uma hora de duração cada e participação de dois convidados por programa, a série foi gravada em diferentes unidades do Sesc.

Neste episódio, Tiburi afirma que ética "é um assunto muito amplo" e procura saber o sentido da palavra com os convidados. "Acho que ética não é a mesma coisa que moral", comenta Feitosa. Segundo ele, moral exige regras e modelos de comportamento e as pessoas procuram saber como fazer e como agir. "Ética é quando não se tem um modelo prévio, mas a gente tem que tomar uma decisão e aí tem múltiplas possibilidades de tomar decisão", pensa.

Já Goldenberg assegura que, filosoficamente, ética e moral são sinônimos na origem, já que ética vem do grego "ethos", que quer dizer hábito, e moral tem sua origem na tradução latina de "mores", que quer dizer costumes. Charles lembra que "ethos" também tem mais um significado: habitar, e por isso a palavra ética pode ser traduzida como o modo como uma pessoa habita o mundo e convive com o outro.

Gravado no Sesc Interlagos, na capital paulista, o programa discute ainda a dificuldade que se tem de amar o outro e o afeto que une as pessoas em uma sociedade, gerando experiências em comum. O episódio é dividido em três blocos, e traz a participação da plateia, com perguntas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado