‘GloboNews Literatura’ celebra o centenário da obra-prima de Kafka


 

O 'GloboNews Literatura' desta sexta-feira, dia 6, celebra os 100 anos de "A Metamorfose", a obra-prima de Franz Kafka. Mesmo quem nunca leu Kafka já deve ter ouvido o adjetivo "kafkaniano", que resume cenas surreais que surgem na nossa vida. A expressão nasceu com o escritor, que descrevia situações absurdas como se narrasse algo banal. É o caso da abertura do seu livro mais conhecido. "A Metamorfose seria a metáfora da humilhação de um personagem submisso, um homem que aceitou passivamente virar do avesso, se transformar em alguém que ele não queria ser", conta o correspondente Pedro Vedova.

 

Louvado no mundo inteiro, Kafka, que escreveu seus romances em alemão, é pouco conhecido em sua terra natal. Pedro Vedova vai a Praga, cidade onde nasceu o escritor, para visitar o museu dedicado ao homem que marcou a literatura mundial e conversar com a diretora da Sociedade Franz Kafka de Praga, Marketa Malisova. Ao passar três dias na cidade, Vedova percebe que a praga do autor se mantém de pé. "A atmosfera das tramas kafkanianas ainda sobrevoa as ruelas, tabernas e a arquitetura bem particular da cidade. Pelo museu, livros e entrevista, foi interessante aprofundar o dilema de um homem rachado entre a vocação e o peso da família", conta o correspondente.

 

No Rio de Janeiro, Edney Silvestre entrevista a professora da UFF e tradutora de Kafka, Susana Kampff Lages, que participa de um atlas internacional sobre o escritor tcheco, projeto que pretende reunir informações e artigos sobre a recepção da obra kafkiana em todo o mundo. E Claufe Rodrigues acompanha um grupo de teatro que encena "O Processo", outra obra do autor, de forma improvisada.

 

O 'GloboNews Literatura' vai ao ar nessa sexta-feira, dia 6 de novembro, às 21h30, na GloboNews.

 

Foto: Pedro Vedova em Berlim.

Crédito: Divulgação/Gabriela Vidigal





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado