Sir David Attenborough narra The Hunt superprodução inédita do BBC Earth que traz um novo olhar sobre a caça no mundo selvagem

Série em 7 episódios, filmada em 4K, utiliza a mais alta tecnologia para registrar detalhes de um momento de tensão que define a vida e a morte na natureza: a caça

A caça é um dos momentos mais importantes na vida animal. Trata-se de um instante decisivo que define quem vai sobreviver: a presa que escapa; ou o predador que captura o alvo para se alimentar. Para ter sucesso, cada um tem estratégias para levar vantagem sobre o oponente e os obstáculos que o ambiente impõe. As táticas, movimentos e reações impressionantes de cada animal são revelados na nova série The Hunt, no ar em sete episódios, que estreia no BBC Earth no próximo domingo, 15 de novembro, às 21 horas, com reapresentações do primeiro episódio segunda-feira, dia 16, às 14h30, e quinta-feira, dia 26 de novembro, às 22 horas.

The Hunt mostra o constante e tenso jogo entre a caça e o caçador e vence quem usar a melhor estratégia. "Não há heróis ou vilões. Você nunca sabe quem levará a melhor. Na caça, nunca temos certeza do resultado", conta o produtor-executivo da série Alastair Fothergill, vencedor de dois Prêmios Emmy com os programas "Planeta Gelado" e "Planeta Terra".

Narrada por Sir David Attenborough, renomado naturalista britânico que participa de programas da BBC há mais de cinco décadas, a série expande o foco do que normalmente é mostrado em cenas de caça. "O momento da morte não é mais interessante. O que importa agora é a construção da caça, a estratégia adotada. Isso nunca foi mostrado em detalhes e é o que procuramos em The Hunt", complementa Fothergill.

A produção investiu em equipamentos altamente tecnológicos para levar o espectador para dentro da caçada, fazendo com que ele perceba a reação dos animais envolvidos. Foram adquiridos aparatos de gravação de insetos, com minicâmeras de alta definição e uma minigrua que permitiu filmagens como se fossem feitas por um helicóptero. Também foram usadas câmeras 4K, tecnologia com quatro vezes mais resolução que a Full HD; uma câmera infravermelha em 6K, usada para a filmagem de um molusco a 2 mil metros de profundidade nos oceanos; e as câmeras giroestáveis, que permitem gravações em 360 graus com estabilidade. Uma delas foi instalada em um elefante domesticado, o que possibilitou filmar um tigre caçando dentro de uma floresta. "Tigres não veem os elefantes como ameaças. Isso permitiu que seguíssemos o felino a áreas que seriam impossíveis de chegar de carro", explica o produtor Huw Cordey.

O investimento fez com que The Hunt capturasse cenas e animais nunca antes vistos, como as orcas caçando baleias-jubarte em águas tropicais. Ou a lontra marinha e sua capacidade de entrar em fendas do solo submarino para encontrar suas presas. Também uma espécie de aranha recém-descoberta que lança linhas de sua teia a uma distância de 25 metros. E a gigante baleia-azul foi flagrada em ultra-high-definition durante um banquete.  

Primeiro episódio: inédito domingo, 15 de novembro, às 21 horas

O momento preferido do produtor Huw Cordey está no primeiro episódio da série: uma fêmea de leopardo atrás de um grupo de impalas. Ela usa um pequeno desfiladeiro para se esconder e chegar o mais próximo da presa o possível em um trabalho de paciência. Enquanto isso, as presas utilizam-se da excelente audição e do olfato para escapar. "Como não tem muita resistência e velocidade, a camuflagem é uma boa técnica. Mas não é fácil. O leopardo vence uma em cada seis caçadas", diz Cordey.

A luta entre orcas e jubartes também estão no capítulo de estreia. Além de uma matilha de cachorros selvagens em uma perseguição eletrizante a uma manada de gnus, ação registrada em vários ângulos e numa proximidade incrível.

Ficha Técnica
The Hunt 
Duração: 7 x 50 '
Narração: Sir David Attenborough
Produção: Huw Cordey
Produtor-executivo: Alastair Fothergill

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado