VAC COMPLETA DEZ ANOS E JÁ PREPARA SUA PRÓXIMA EDIÇÃO


 

Desde sua primeira edição, em 2007, o verão Arte Contemporânea traz para Belo Horizonte grandes nomes da cultura mineira e nacional

 

No ano de 2007, nasceu o VAC – Verão Arte Contemporânea, um evento criado para dar visibilidade à produção mineira de qualidade, valorizar os artistas locais  e atrair intercâmbios culturais com outros estados e países. Minas outros estados e Belo Horizonte.

 

Produzido e idealizado pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM) em parceria com a produtora Mercado Moderno, o VAC reúne, artes visuais, cinema, teatro, dança, moda, música, literatura, arquitetura e gastronomia como um festival de artes diversificadas, que vem transformando Belo Horizonte em um pólo de atração cultural para a cidade e para os turistas durante o verão. O objetivo do GOM, idealizador da proposta, é também  formar e expandir o público que consome cultura na capital e na região metropolitana da cidade.A 10ª edição do VAC será realizada no período de 08 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016.

 

Para Ione de Medeiros, as edições do VAC preservam a proposta de realizar um evento pautado na diversificação da manifestação artística, expressando a pluralidade de informações culturais próprias da contemporaneidade. "O festival reúne artistas e grupos de diversas áreas, todos com o mesmo objetivo: levantar questões e propor respostas que sensibilizem o público e que venham enriquecer e ampliar a sua relação com a arte e com a própria vida. Com este objetivo, o VAC não repete espetáculos e inclui em sua programação apenas trabalhos recentes com o máximo de três anos de estreia, incentivando a renovação da produção dos artistas locais.", completa a idealizadora.

 

Para Isadora Rodrigues, Matheus Rodrigues Septeto e a Cia Fusion, que já participaram de duas edições do evento, o VAC é, sem dúvidas, um dos mais importantes festivais de artes de Minas Gerais, com Minas Gerais e para Minas Gerais. "Trata-se de um festival que contempla de forma equânime as mais variadas linguagens dos mais variados gêneros, com os mais variados currículos. Temos, em todas as edições, artistas experientes, assim como iniciantes nas artes trazendo propostas inovadoras que vêem no Festival uma oportunidade de se inserirem na cena artística de BH. É um festival que conversa com a cidade, com os artistas que dele participam  e que contribui para o crescimento da cultura.", afirmam os artistas, que ainda completam dizendo que o Verão foi um divisor de águas na história da Fusion.  "Foi nossa porta de entrada no universo da dança profissional e, durante esse momento de transição, nosso principal incentivador."

Segundo Rafael Alberto, do Desvio, que fez parte da programação do VAC 9, o festival tem o papel fundamental de estimular a criação contemporânea e a arte de vanguarda mineira, especialmente em Belo Horizonte estimulando a continuidade dessa produção. "Para o Desvio, o VAC foi muito importante, veio para divulgar o nosso trabalho em um momento em que estávamos nos consolidando na cena mineira, e também contribuiu para que a gente   pudesse conhecer   outros trabalhos interessantes, fomentando parcerias, e a interatividade entre artistas, o que é tão fundamental pra produção contemporânea atual."



BREVE RESUMO DAS EDIÇÕES DO VAC JÁ REALIZADAS:

 

Na primeira edição, realizada em 2007, o VAC estabeleceu os parâmetros  ideológicos do evento, destacando a quebra de fronteiras entre as linguagens artísticas e  apostando na liberdade de uma linguagem estética comprometida com a  pesquisa e a experimentação, refletindo a complexidade do mundo atual. O VAC  apostou  também no investimento na busca de raízes, e nas  propostas que propiciem uma reflexão cultural  abrangente envolvendo novas perspectivas  estéticas e reflexão política. Os organizadores do evento acreditam que a programação de Verão otimiza um movimento cultural, voltado para  a produção artística de qualidade durante o período de férias, contribuindo para a valorização da arte na comunidade.

 

Desde então, o Verão recebeu nomes como:

Teatro - Grupo Espanca!, Odeon Cia. Teatral, ZAP 18, Armatrux, Cia de Teatro Luna Lunera, Teatro Invertido, Odeon Companhia Teatral, JA.CA, Companhia de Teatro Adulto, entre outros.  

Música - Família de Rua, Babilak Bah, Todos os Caetanos do Mundo, Maria Bragança, Orquestra Ouro Preto, Thiago Delegado, Rufo Herrera e Quinteto Tempos, Graveola e o Lixo Polifônico, Juliana Perdigão, Aline Calixto, Érika Machado, Kristoff Silva, entre outros.

Dança - Meia Ponta Cia de Dança, Cia SeráQuê?, Benvinda Cia de Dança, Cia de Dança Palácio das Artes, Adriana Banana e Clube Ur=H0r, Thembi Rosa, Mário Nascimento, Tuca Pinheiro, entre outros.

 

No percurso dos 10 anos de realização do VAC a cada edição  a programação foi ampliada e  novas propostas artísticas  foram inseridas

Na quinta edição do VAC no ano  de 2011, inauguramos  na área da música a série dos Clássicos Contemporâneos, começando pelo compositor Frederic Chopin, e sua relação com a contemporaneidade.  Nos 2 anos seguintes,  mantivemos este projeto, e em 2012, no  sexto  VAC o enfoque foi sobre o  compositor alemão, Johan Sebastian Bach.  Em 2013 encerramos a série dos  Clássicos Contemporâneos com o compositor Beethoven, sua importância  e seu caráter inovador  na área da música.

Neste mesmo ano de  2012 o VAC 6  também instaurou o Verão nos Museus, divulgando endereços, horários e estimulando o público para um encontro com a história, a cultura e as artes.

Em 2013, no VAC 7, na área das artes visuais, foi instalado o Verão nos Ateliês, com a perspectiva de  promover a possibilidade do público visitar o artista em seu local de trabalho.

Neste mesmo ano, o espaço Mari'Stella Tristão / Palácio das Artes foi  transformado em um ateliê de artes,  com foco sobre o bordado, reunindo um grupo de artistas das artes visuais, que durante o período do VAC permaneceram no espaço, trabalhando em tempo integral. O objetivo era preparar um work in progress ao qual o público teria acesso, numa relação de troca com os artistas em seu processo de trabalho.

Outra novidade do VAC 7 foi o Encontro de Chefes no Restaurante Popular. Com a perspectiva de ampliar as possibilidade do cardápio habitual, chefs do Restaurante Popular receberam chefs do Viva Mesa com a proposta de promover novas combinações, valorizando ingredientes e sabores.

Na edição 9 (2015), o VAC ampliou o projeto  da Gastronomia e realizou o Festival de Chefes do Restaurante Popular  que durou uma semana. Na oportunidade, mais de 20 chefes renomados colocaram seus talentos e experiência a serviço da  gastronomia, e em colaboração com a equipe permanente do Restaurante Popular inovaram técnicas e produtos com grande resultado tanto no sabor quanto na qualidade dos alimentos.

Esta colaboração foi parte dos objetivos da AMiGa – Associação Mineira de Gastronomia, entidade que reúne os mais respeitados profissionais da gastronomia mineira e defende a valorização técnica e cultural de nossos saberes e sabores. Foram convidados chefes como: Guilherme Melo, Américo Piacenza, Jaime Solares, Samira Lyrio e Zoroastro Passos.

O VAC chega em sua 10ª edição mantendo a proposta de promover o nosso tempo através de um recorte cultural que respeite as diversidades expressivas e abra espaço para novos formatos na criação artística.

No histórico das  09 edições do VAC realizadas, mantivemos  também o objetivo de atender a demanda e a diversidade da produção artística em Belo Horizonte, promovendo um Festival que envolvesse as mais diversas expressões artísticas.

Fiéis a esta ideologia o VAC vem se inserindo em  Belo Horizonte, como uma  importante referência para a cidade e para os artistas afinados com propostas de experimentação e criação nas artes. Graças a sua coerência o VAC  vem  também mantendo a parceria com instituições culturais, as mais significativas da cidade. Esta parceria tem contribuído para que o evento venha ampliando e enriquecendo suas possibilidades artísticas e a cada edição inserindo na programação novos artistas e pensadores da atualidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado