A magia da bola ao redor do mundo é tema de especial do BBC Earth no dia de Natal


A Bola
 

Narrado pelo cantor e compositor Gilberto Gil, documentário mostra brincadeiras e jogos com a bola em diversas culturas e países 


A bola vai rolar no Natal do canal BBC Earth. Na sexta-feira, dia 25 de dezembro, às 20 horas, o canal exibe o documentário A Bola. Narrado pelo cantor e compositor Gilberto Gil, o programa passa por países como Alemanha, Brasil, Irlanda, Myanmar e Tailândia para contar a história de distintas culturas em torno de uma só paixão: a bola. Reapresentação: sábado, dia 26 de dezembro, às 14h20

Produzido pela Pindorama Filmes, com direção de Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone, o especial mostra que os nativos do Brasil já eram os donos da bola muito antes de os europeus chegarem às Américas. Conhecido como "futebol de cabeça", o Jikunahaty é praticado pelos índios Parecis no Mato Grosso e marca o encontro do corpo físico com o espiritual.

Sepak Takraw, Radball, Futebol Gaélico  e Chinlone são outros nomes de jogos com a bola mostrados no especial.  Desde a antiga Birmânia, quando era praticado na corte do rei há mais de 1500 anos, o chinlone é o esporte mais popular de Myanmar. Os jogadores de chinlone são verdadeiros mestres na arte de não deixar nem a bola e nem o astral cair,  em movimentos que se parecem com uma dança milenar.

Originário do final do século XIX, o radball é um esporte em que todo gol é feito de bicicleta, literalmente. Conhecido como "futebol de bicicleta", é praticado nos ginásios da Alemanha, Suíça, República Tcheca e Áustria. O futebol gaélico, por sua vez, é uma mistura entre futebol e rugby.  Na Tailândia, o Sepak Takraw  é uma espécie de futevôlei, misturado com artes marciais, que preserva uma tradição ancestral e é o esporte mais popular do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado