Animações, música e literatura são destaque na programação de fim de ano no Futura

A atração “O outro escritor” reúne artistas como Ângelo Antônio, Betty Gofman e Ana Lúcia Torre para uma leitura encenada de contos e poemas da escritora e novelista Thelma Guedes

 

O fim de ano no Canal Futura tem atrações para todas as idades. Na véspera de Natal, dia 24 (quinta-feira), a animação musical Pequeno Cidadão 2, com os músicos Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, apresenta um repertório com músicas infantis que tratam de temas como alegrias, dúvidas, desafios, tristezas e diversão. Com participação dos filhos dos músicos, que cresceram e aprenderam desde a primeira experiência em “Pequeno Cidadão” (2008), o programa mistura diversos ritmos. A atração será exibida às 21h.

Ainda no dia 24/12, as crianças ganham mais um presente do Futura:Como a Terra se tornou redonda será exibido às 22h, com reprise no dia 25/12, às 17h30. A animação-documentário mostra como a Terra era imaginada quando não havia meio de explorá-la. O pequeno Joe descobre uma estranha caixa no sótão de seu avô e mergulha num mundo de fantasia que revela, desde épocas ancestrais, como os homens imaginavam o planeta.

No aquecimento para a chegada de 2016, a série O Outro Escritor reúne artistas como o ator Ângelo Antônio e as atrizes Betty Gofman e Ana Lúcia Torre para uma leitura encenada de contos e poemas da escritora e novelista Thelma Guedes. Os textos dialogam com a obra de outros escritores da literatura brasileira ou universal ­– como Carlos Drummond de Andrade e James Joyce. Estreia na tela do Futura no dia 28 de dezembro (segunda-feira), às 23h30.

Para fechar o ano de 2015, o Canal exibe o documentário Jorge Mautner – o Filho do Holocausto no dia 31 de dezembro (quinta-feira), às 21h. O filme, dirigido por Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, revisita a trajetória de Mautner, com fatos determinantes de sua carreira entremeados com suas canções, gravadas num pocket show feito especialmente para o documentário. Criador múltiplo - também poeta, cineasta, artista plástico -, Mautner e seu violino característico ganharam destaque na cena cultural brasileira a partir dos anos 1970, depois de aproximação com Caetano Veloso e Gilberto Gil, na época exilados em Londres.

 

 

Pequeno Cidadão

Exibição: 24 de dezembro (segunda-feira), às 21h

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

 

Como a Terra se tornou redonda

Exibição: 24 de dezembro, às 22h

Reprise: 25, às 17h30

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

 

 

O Outro Escritor      

Exibição: de 28 de dezembro (segunda-feira) a 1 de janeiro (sexta-feira), às 23h30

Duração: 13 minutos

Classificação: 16 anos

 

Vida Dura - 28/12 (segunda-feira), às 23h30

Neste episódio, o ator Ângelo Antônio assume imaginariamente a figura da estátua de Carlos Drummond de Andrade, que fica no calçadão da praia de Copacabana, ao ler o conto que inventa uma “vida” e um “pensamento” para a imagem esculpida, fazendo alusões às obras do grande poeta.

 

Giacomo - 29/12 (terça-feira), às 23h30

O episódio dialoga com um texto de James Joyce, no qual o escritor irlandês revela sua paixão impossível por uma jovem e inocente aluna. A atriz Ana Lúcia Torre lê a versão fictícia do caso, colocando-se no lugar da estudante e revelando que teria sido ela a impiedosa sedutora de seu professor.

 

Raimunda - 30/12 (quarta-feira), às 23h30

Neste episódio, que usa como referência “Orlando”, de Virginia Woolf, a atriz Betty Gofman narra a vida “mítica” de uma indiazinha, nos tempos da descoberta. Quando o invasor alemão chega, a índia se apaixona e vai embora com ele. Abandonada, volta com filhos e encontra seu povo dizimado.

 

Ilhúmbria - 31/12 (quinta-feira), às 23h30

Aqui a atriz Leona Cavalli vive mulher em busca do amor. Ela quer um homem sem as qualidades “ideais”. Ao contrário, ela quer o pior, o fraco, o perdedor: o mais humano. Para igualar-se a ela em sua dor existencial. Nesta busca, ela depara-se com um perfume, que identifica como o cheiro dos seres vivos.

 

Roteiro de uma Cena Noturna – 1/1 (sexta-feira), às 23h30

Neste divertido episódio, a atriz Renata Benicá faz às vezes da narradora, ao ler o conto que relata a noite de um casal comum – representado pelos atores Valéria Alencar e João Vitti. Uma noite que teria tudo para ser uma tranquila, não fosse a paranoia da mulher, que passa a desconfiar do marido.

 

 

Cine especial

Jorge Mautner – o Filho do Holocausto

Exibição: 21 de dezembro, às 21h

Duração: 90 minutos

Classificação: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado