Documentário inédito investiga quais os efeitos de uma dieta rica em açúcar ou gordura, no canal BBC Earth


 Em Sugar v Fat, os médicos e gêmeos idênticos Chris e Xand Van Tulleken 
utilizam os próprios corpos para os experimentos e entrevistam
especialistas na Inglaterra e nos Estados Unidos


O que é pior para a saúde das pessoas: uma dieta com grande consumo de açúcar ou com grande consumo de gordura? Esta é a pergunta principal levantada pelo especial inédito Sugar v Fat (Açúcar versus Gordura), que estreia no canal BBC Earthneste domingo, 3 de janeiro, às 22h50, com reapresentação nos dias 4, às 10h48 e 14h29, 7, às 23h55 e 8, às 13h08 e 18h20. 

Conhecido do público da BBC, o médico inglês especialista em doenças infecciosas Chris Van Tulleken apresenta este programa ao lado de seu irmão gêmeo, o também médico Xand Van Tulleken, especialista em doenças tropicais, que vive nos Estados Unidos. Geneticamente idênticos, eles avaliam os impactos das dietas no organismo, com Chris consumindo alimentos com muito açúcar por um mês e seu irmão ingerindo alimentos com muita gordura pelo mesmo período.

Especialistas acompanham os médicos Van Tulleken durante todo o experimento, explicando os efeitos dos alimentos no corpo e na mente das pessoas. O Doutor Robert Lustig, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, por exemplo, fala para Xand sobre as doenças que açúcares, como frutose e glicose, causam no corpo, como a diabetes e problemas do coração. Também nos Estados Unidos, a professora Robin Kanarek, do Departamento de Psicologia, da Tufts University, de Massachusetts, analisa os efeitos do grande consumo de gordura no raciocínio de Xand durante um teste de inteligência.

Na Inglaterra, os Van Tulleken passam por uma prova física para avaliar o impacto dos alimentos em sua resistência. Nigel Mitchell, especialista em preparar o time inglês para a corrida de bicicletas Volta da França, coloca os irmãos para disputar uma corrida em estradas cercadas pelas belas paisagens do país. Também na Inglaterra, Chris visita a Professora Susan Jebb, da Universidade de Oxford, considerada uma das principais nutricionistas britânicas. Há dez anos, ela realiza pesquisas detalhadas sobre a influência dos diferentes alimentos no ganho de peso e no aparecimento de doenças. A Professora Jebb defende a importância de uma dieta balanceada e concorda com os resultados dos experimentos do Professor Paul Kenny, da Escola de Medicina Monte Sinai, dos Estados Unidos. Utilizando ratos, o Professor Kenny comprovou o gosto dos animais e também dos humanos pela mistura entre gordura e açúcar, encontrada em alimentos processados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado