O poder do cultivo do café na cultura e na economia do Vietnã é tema do documentário inédito The Coffee Trail With Simon Reeve, dia 22 de dezembro, no BBC Earth

Jornalista Simon Reeve viaja ao Vietnã e revela os pontos positivos 
e negativos que a cultura cafeeira levou para o povo, a cultura, 
o meio-ambiente e a economia vietnamitas


O Brasil já teve sua economia baseada na cultura do café. Poucos sabem, mas, hoje, o Vietnã está na mesma situação. Para entender esta realidade, o jornalista Simon Reeve viajou até o Vietnã e revela como o café influencia a vida e a sociedade locais, tema do especial inédito The Coffee Trail with Simon Reeveatração do BBC Earth, na terça-feira, dia 22 de dezembro às 23 horas, com reapresentação na quarta-feira, dia 23, às 17h10, e no dia 28 de dezembro, segunda-feira, às 10h55.

O documentário explica como o café foi introduzido no Vietnã, ainda no século XIX, por colonos franceses. Mas a cultura massiva só começou após a Guerra do Vietnã (1955-1975). Com o fim do conflito, as regiões Norte e o Sul do país uniram-se e, com a economia precária, a cultura cafeeira começou a ser incentivada. Famílias passaram a receber apoio do governo socialista para implantar e desenvolver o grão.

Em 1986, o Partido Comunista passou a exportar a commodity em uma escala massiva, o que fez os números da produção dispararem. Simon mostra alguns destes índices, como o crescimento produtivo perto de 30% ao ano na década de 1990. Hoje, aproximadamente 2,5 milhões de vietnamitas trabalham no ramo, entre o cultivo e a indústria, fazendo dele um dos maiores empregadores do Sudeste Asiático e colocando o Vietnã como segundo maior produtor do mundo, com uma produção próxima a 1,5 milhão de toneladas por ano.

O plantio expandiu-se tanto que o café tornou-se quase uma monocultura. Simon visita propriedades e entrevista agricultores e camponeses que ainda fazem a colheita manualmente. Enquanto isso, percebe que os vilarejos ainda são pobres, mas que há sinais de evolução, como a presença de energia elétrica.O jornalista conta que, em 1994, 60% dos vietnamitas viviam abaixo da linha da pobreza. Hoje este número não passa dos 10%.

O desmatamento é mais um problema enfrentado pelo Vietnã com o avanço do café. Simon mostra que, de acordo com a organização de preservação ambiental WWF, cerca de 40 mil metros quadrados de floresta foram devastadas desde 1973. O país também enfrenta a cultura em que se privilegia a quantidade em detrimento da qualidade do café. O grão do Vietnã é majoritariamente do tipo "Robusta", considerado pelo mercado menos nobre que o tipo "Arábia". Ou seja, o produto vietnamita é mais barato, sendo necessária uma quantidade maior para a obtenção de lucro.

Ficha Técnica
The Coffee Trail With Simon Reeve
Duração: 50'
Produção-executiva: Sam Bagnall

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado