O guitarrista Faiska é destaque em dois programas no SescTV


 

Documentário e show inéditos com o músico vão ao ar no dia 31/1, domingo, a partir das 21h



Faisca. Foto: Piu Dip.

 

Dedicado ao jazz, rock e blues e considerado um dos guitarristas mais conceituados do Brasil, José Eduardo Borges, famoso comoFaiska, é atração em documentário inédito da série Passagem de Som e num show da série Instrumental Sesc Brasil. Inéditos e com direção geral de Max Alvim, os programas serão exibidos no dia 31/1, domingo, a partir das 21h, no SescTV.

 

Faiska, que completou 40 anos de carreira, já fez shows e gravações com nomes como Eduardo Araújo, Rita Lee, Fagner e Ná Ozzetti e integrou a banda Joelho de Porco. No Passagem de Som, o instrumentista fala sobre a facilidade com que garotos aprendem a tocar hoje em dia com a ajuda da internet, mas ressalta que é preciso ter estilo próprio. Para ele, o músico e cantor norte-americano de blues B.B. King não era uma virtuose na guitarra. "Ele não tinha uma técnica. Mas, simplesmente era o B.B. King. Aquela nota dele era inconfundível", explica.

 

Apaixonado pelas guitarras que toca, Faiska visita a oficina onde elas são confeccionadas. Ali, o luthier Márcio Zagamir explica o processo de criação de cada peça. No Mosh Studios, na capital paulista, o instrumentista conversa com Oswaldo Malagutti, proprietário do estúdio e fundador da banda Pholhas, que fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980. Neste estúdio, Faiska gravou com diversos artistas, dentre eles, as duplas Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo, além de seus próprios álbuns.

 

O documentário acompanha, ainda, o ensaio do show de Faiska para a série Instrumental Sesc Brasil, que o canal exibe na sequência. No espetáculo, o guitarrista toca composições de seus quatro CDs, todas de sua autoria, com participação de Ximba Uchyama, no contrabaixo, e Caio Dohogne, na bateria.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado