SescTV exibe “Literatura e Melancolia, Amantes Inseparáveis”, episódio da série Super Libris


 

O tema é tratado pelo escritor João Gilberto Noll 


 

 

 

Episódio inédito da série Super Libris, intitulado Literatura e Melancolia, Amantes Inseparáveis, apresenta entrevista com o escritor gaúcho João Gilberto Noll, que fala sobre o assunto no dia 25/1, segunda, às 21h, no SescTV. A série tem direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero.

 

Com mais de trinta anos de carreira, Noll expõe que escrever textos que seguem a linha da melancolia não foi uma escolha sua. "É uma compulsão a ver o mundo dessa maneira, através dos meus personagens evidentemente", esclarece. Ele diz que seu trabalho não é uma autobiografia, é uma forma de como ele percebe o mundo, e cita Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis como sendo escritores desse gênero literário. "Machado é um melancólico com humor", analisa. 

 

Noll fala também sobre a presença da melancolia no romantismo; sobre a imagem que é feita de um escritor desse estilo de texto, como sendo uma pessoa triste e desesperada; sobre o quanto a melancolia contribui para a criatividade do escritor; e sobre a atração que adolescentes sentem por este sentimento que, para Noll, possui algo de sublime.

 

O gaúcho participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual fala sobre em que lugar, como e porque escreve, e do Primeira impressão, onde sugere os livros O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger, que mescla melancolia e humor. Além desses, o episódio apresenta os quadros: Orelhas, sobre os escritores Albert Camus (1913 – 1960), da Argélia, e Carlos Drummond de Andrade, de Minas Gerais; Prefácio, com Dolores Prades, editora, gestora e consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens, que indica o livro Longe, de Silvana Tavano, com ilustrações de Maria Wernicke; Quarta Capa, que traz a internauta Denise Mercedes, do blog Cem Anos de Literatura, comenta o livro Angustia, de Graciliano Ramos; e Ptolomeus, que visita a Biblioteca Louis Braille, fundada em 1947 na capital paulista.

 

Portal

Super Libris conta com um portal na internet, o superlibris.sesctv.org.br, que disponibiliza todos os episódios da série; as 52 entrevistas com autores; e todos os quadros, já editados separadamente para facilitar a consulta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado