SescTV lança série “Movimento”


 

Série sobre esportes e atividades físicas estreia com o episódio "Caminhar na Cidade", no dia 11/1, segunda, às 20h


Foto: Divulgação.


 

O SescTV lança a série Movimento, dirigida por Gabriel Nascimbeni com apresentação de Luciana Mariano do Valle. Com episódios de uma hora de duração, a série leva ao espectador conhecimentos, dicas e orientações sobre diferentes práticas esportivas e atividades físicas, apresentadas por atletas e praticantes de diferentes modalidades esportivas. O episódio de estreia,Caminhar na Cidade, vai ao ar no dia 11/1, segunda, às 20h, e discute o prazer de caminhar no meio urbano, como forma de atividade física que proporciona qualidade de vida.


Para tratar do caminhar, a produção passeia pela história de São Paulo. O historiador do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, Paulo Garcez, fala sobre o Estado e sua capital que possuem como marca, desde a colonização, o movimento. "Por entrar nos sertões em busca de indígenas, de metais, de pedras preciosas, de café, de algodão e depois de indústrias", esclarece. Segundo ele, a referência vem de suas estradas nesse período. "São Paulo era um centro, um entroncamento de caminhos, sobretudo estradas a pé ou que se percorria com mulas", lembra.


O professor de educação física Marcos Roberto Martins fala sobre os primeiros passos e o equilíbrio do bebê e sobre as formas como se andava antigamente em comparação a hoje. "Atualmente, as pessoas estão buscando novamente o caminhar, o se movimentar, até como um resgate de um ser humano como um todo", acredita. 


O episódio dá dicas sobre as roupas apropriadas para a prática da caminhada e sobre a importância de usar calçados flexíveis ou até mesmo de caminhar descalço. "A gente sabe hoje, já publicado internacionalmente, que o andar descalço promove menores sobrecargas do que o andar com tênis", defende Isabel Sacco, professora doutora em biomecânica. 


A produção aborda, ainda, a caminhada para quem tem osteoartrose, desgaste da cartilagem do joelho; a diferença entre andar em uma esteira ou no chão; e apresenta depoimento da psicóloga Kátia Rúbio, que conta o que mudou em sua vida depois de ter percorrido a pé o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, com cerca de 700 km.

 

A série Movimento é uma ação do Sesc para a campanha MOVE BRASIL, concebida com o objetivo de reforçar a importância da prática de esportes e atividades físicas em  qualquer idade, como  qualidade de vida e desenvolvimento social.  São parceiros da campanha: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado