ESPECIAL “SOLTE SUAS FERAS!” RECORRE AO TOM DE DENÚNCIA PARA FALAR SOBRE LEÕES


 
 
 
Ativistas libertam animais circenses na Bolívia, documentarista se infiltra em cativeiros de leões de abate e desiquilíbrio ambiental leva feras a vilarejos rurais indianos
 
 

Cena de Leões Africanos: Na Mira dos Caçadores 

Nos sábados, 13, 20 e 27 de fevereiro, o Animal Planet lança reflexão sobre a relação entre humanos e os mais majestosos dos felinos no ESPECIAL SOLTE SUAS FERAS!. A cada semana, um documentário inédito vai ao ar a partir das 22h20, trazendo registros da luta pela vida empreendida por leões de diversas parte dos mundo.

LEÕES AFRICANOS: NA MIRA DOS CAÇADORES (Blood Lions-Bred for the Bullet) é a primeira das estreias com exibição no dia 13, seguida de ARCA DOS LEÕES (Lion Ark) – no dia 20 –, e OS ÚLTIMOS LEÕES DA ÁSIA(Wandering Lions), no último sábado do mês, dia 27.

Os três documentários colocam em foco, respectivamente, as propriedades sul-africanas onde são criados leões de abate para o mercado da caça esportiva; os circos clandestinos da Bolívia onde leões são aprisionados contra a lei, e as consequências do desequilíbrio ambiental na Índia, país que representa o último reduto dos leões asiáticos e hoje lida com invasão dos felinos em vilarejos rurais.

LEÕES AFRICANOS: NA MIRA DOS CAÇADORES documenta a denúncia do jornalista Ian Michler enquanto ele registra uma realidade brutal: como vivem os leões de cativeiro, criados para serem vendidos e mortos por caçadores que pagam caro pelos animais – as cifras chegam a 50 mil dólares. 

São leões de abate tratados com crueldade. Aprisionados, eventualmente em pequenas jaulas, eles crescem longe das mães, do bando e de quaisquer cuidados que respeitem suas características selvagens.

As câmeras flagram como ocorrem as negociações, desde a apresentação de catálogos com os animais que estão disponíveis para a compra, até as condições degradantes nas fazendas onde esses leões são criados. Sob o argumento da reprodução assistida em cativeiro para fins de pesquisa, os criadores mantêm os animais em espaços pequenos e não se preocupam com a saúde dos felinos. Ian Michler conduz a produção e afirma que a informação é o única forma de combater os abusos contra a espécie.

 

Cena de Arca de Leões

No sábado seguinte, estreia ARCA DOS LEÕES – o documentário acompanha uma equipe de ativistas que trabalha no resgate de leões em circos na Bolívia, um ano depois que a utilização destes animais nos espetáculos circenses fora proibida. Desafiando o perigo, eles se infiltram em uma rede clandestina durante dois anos e compartilham no filme as descobertas estarrecedoras que fizeram.

Os ativistas contam em suas próprias palavras aquilo que as imagens revelam: animais doentes, desnutridos e privados da liberdade, mantidos em cativeiro contra a lei vigente naquele país. As câmeras estão com eles nas buscas pelos circos clandestinos, apreensões e confrontos reais que ocorrem enquanto batalham para salvar os animais.

OS ÚLTIMOS LEÕES DA ÁSIA revela que a Índia é o reduto para o leões asiáticos – animais peculiares e diferentes dos felinos africanos, que estiveram à beira da extinção. Durante os séculos passados, a caça indiscriminada dizimou os leões em todo o continente e a população que sobreviveu ficou concentrada na reserva nacional da Floresta de Gir, na Índia.

Atualmente, a espécie mostra sinais de recuperação, mas as décadas de extermínio resultaram no desequilíbrio e na luta por território. Há cerca de quinhentos leões indianos e a Floresta de Gir ficou pequena para todos eles. Os que abandonam a reserva – expulsos por machos dominantes – iniciam uma luta para recobrar seus territórios e conseguir alimento; os humanos estão no caminho.

O documentário rastreia estes leões errantes e registra as insólitas relações entre estes animais selvagens e habitantes de vilarejos rurais indianos que ficam próximos à reserva. Em um caso de conflito entre espécies, os felinos caçam rebanhos, adentram propriedades e desenvolvem comportamentos inéditos diante do contato com os humanos.

SERVIÇO

ESPECIAL SOLTE SUAS FERAS!

LEÕES AFRICANOS: NA MIRA DOS CAÇADORES

(Blood Lions-Bred for the Bullet)

Estreia: sábado, 13 de fevereiro, às 22h20

Classificação indicativa: 10 anos

 

ARCA DOS LEÕES (Lion Ark)

Estreia: sábado, 20 de fevereiro, às 22h20

Classificação indicativa: livre

 

OS ÚLTIMOS LEÕES DA ÁSIA (Wandering Lions)

Estreia: sábado, 27 de fevereiro, às 22h20

Classificação indicativa: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado