Roscoe Mitchell + Sun Rooms em shows inéditos no SescTV

 Os representantes do jazz norte-americano se apresentam no dia 24/2, quarta, às 22h


Roscoe Mitchell. Foto: Divulgação.

 

Diferentes gerações do jazz norte-americano, adeptos do improviso, Roscoe Mitchell e o trio Sun Rooms se apresentam em shows inéditos no SescTV,  no dia 24/2, quarta, às 22h. Os espetáculos foram gravados no projeto Jazz na Fábrica, no Sesc Pompeia, na capital paulista, que tem como objetivo explorar fronteiras do universo do jazz e expor sua constante reinvenção.

O primeiro show traz o trio Sun Rooms, criado em Chicago, em 2008. Liderado por Jason Adasiewicz, que toca vibrafone, o grupo tem Mike Reed, na bateria e Ingebrigt Haker Flaten, no baixo acústico. Adasiewicz diz que durante um longo período ficou assustado com a formação de trio e com o vibrafone como instrumento de destaque. "Muito do que estive fazendo antes de Sun Rooms foi sempre baseado no piano, sempre girando em torno de ter metais à frente carregando a melodia", explica. Ele lembra que foi o guitarrista Jeff Parker (1967) que o convenceu a ser líder e que, em pouco tempo, ele começou a compor no vibrafone. Neste show, o Sun Rooms toca  as composições StakeBees; You Can´t.

 

O segundo espetáculo apresenta Roscoe Mitchell (1940), importante músico que se destaca com instrumentos de sopro, como saxofone, flautas e clarinete. Seu currículo possui mais de 85 álbuns gravados, com canções que vão do clássico ao contemporâneo. Mitchell lembra que sua carreira começou nos anos de 1960, quando conheceu o pianista e compositor de jazz Muhal Richard Abrams, cofundador da Association for the Advancement of Creative Musicians(AACM), que completou 50 anos no ano passado. Na associação surgiram diversos artistas, como o Art Ensemble of Chicago, grupo considerado um dos ícones do free jazz, do qual Mitchell fez parte. "Eu aprendi muito no Art Ensemble of Chicago", conta. O saxofonista também fala sobre composição e improvisação. No show, ele apresenta músicas e temas interpretados em improvisação.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado