SÉRIE INÉDITA DO DISCOVERY ACOMPANHA PESCADORES QUE ENFRENTAM O PACÍFICO COM TÉCNICAS ANCESTRAIS HAVAIANAS

 
 
 
A bordo de caiaques ou em mergulho livre com arpão, protagonistas fisgam o sustento e se inspiram na habilidade de antepassados
 
 
 
Cena da série
 
A partir de quinta-feira, 25 de fevereiro, às 22h20, o Discovery documenta o trabalho de pescadores havaianos durante a temporada de verão, com a estreia da série GUERREIROS DO PACÍFICO (Pacific Warriors).  Em episódios com uma hora, a atração acompanha as saídas ao mar de pessoas que vivem daquilo que o Oceano Pacífico provê.
 
Os treze protagonistas – doze homens e uma mulher – são especialistas em ler as condições do mar, em entender as correntes, prever o comportamento dos peixes e as instabilidades meteorológicas típicas daquela região. Alguns pescam para vender e lucram alto, outros veem no mar o meio de subsistência e pescam durante todo o ano para garantir as próprias refeições.
 
Todos, entretanto, são aventureiros que se lançam em águas revoltas inspirados pelas tradições de ancestrais – os antigos pescavam a bordo de canoas estreitas, construídas em madeira, ou com arpões esculpidos com varas de bambu . Hoje, a pesca havaiana conta com caiaques e arpões especiais que facilitam o trabalho, mas não diminuem a vulnerabilidade dos pescadores diante do oceano.
 
No mar que cerca o arquipélago, vida abundante e beleza contrastam com os riscos que as águas profundas escondem. Os GUERREIROS DO PACÍFICO  levam apenas iscas vivas, remos e equipamentos básicos, na esperança de retornar carregados com o pescado precioso.
 
As ilhas do Havaí surgiram ao longo de milhões de anos pela força da lava incandescente e estão circundadas por penhascos rochosos debruçados sobre o Oceano Pacífico. Ali, as profundezas formam abrigo perfeito para um reino de espécies marinhas. Entre as mais lucrativas estão peixes gigantescos, variedades de atum e espadarte que chegam a pesar mais de 200 quilos e a valer milhares de dólares.
 
Entre os protagonistas da série está Kimi Werner, uma das mais audaciosas pescadoras do Havaí. Ela utiliza arpão em mergulho livre – chega a nadar além dos quarenta metros de profundidade e é capaz de permanecer em apneia por mais de quatro minutos. Sabe que o medo é fundamental para quem escolhe uma profissão que implica em perigo constante. Afinal, lançar-se no mar em aventuras solitárias, sem tanque de oxigênio, não é para displicentes. Seu objetivo é viver do oceano e o produto da pesca é para consumo próprio.
 
Andy Cho e seu parceiro, Rob Wong Yuen, são os mestres da pesca comercial em caiaques – em suas embarcações individuais, eles fazem as vezes de toda a tripulação de um pesqueiro e vencem as ondas e correntezas com remos e pedais. Nesta temporada, esperam pescar o equivalente a 80 mil dólares.
 
Boogie-D é um veterano com mais de vinte anos de pesca que tem como principal objetivo treinar o novato Jason Valle. Jason perdeu o pai antes de se tornar aprendiz –  Boogie-D sabe da responsabilidade que isso significa. Já Jon-Jon trabalha o ano todo no mar e pesca para alimentar a família que está prestes a crescer. Nascido em Maui, ele tem esposa, três filhos e um bebê a caminho. Respeita os conhecimentos transmitidos ao longo das gerações de sua família e tem como objetivo quebrar o recorde de maior espadarte já fisgado em caiaque – para isso, precisa encontrar um gigante com mais de 225 quilos.
 
No primeiro episódio de GUERREIROS DO PACÍFICO, Rob fisga um atum pesando cerca de 50 quilos. O sangue do animal atrai tubarões instantaneamente – Rob e Andy sabem que os ataques ocorridos no Havaí triplicaram nos últimos três anos e precisam se proteger. Kimi está em busca do jantar; ela vasculha o fundo do oceano para encontrar polvos e os define como verdadeiros escapistas, especializados em camuflagem e fugas.
 
Boogie-D leva Jason para um local de pesca de difícil acesso; o novato fisga um tubarão que o arrasta para uma das mais perigosas correntes do Pacífico. Depois, ele se perde de Boogie-D e o veterano aciona o barco que serve de base para a equipe de filmagem – de repente, eles estão em meio a uma missão de resgate. Finalizando o episódio, Andy consegue uma briga com um atum de quase sessenta quilos.
 
SERVIÇO
GUERREIROS DO PACÍFICO (Pacific Warriors)
Estreia: quinta-feira, 25 de fevereiro, às 22h20
Classificação indicativa: 14 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado