SescTV exibe show com Anthony Braxton


 Espetáculo com o multi-instrumentista norte-americano vai ao ar no dia 17/2, quarta, às 22h

 
Foto: Carolyn Wachwicki

 

Show inédito gravado com o compositor e multi-instrumentista norte-americano Anthony Braxton, referência para admiradores de jazz, música contemporânea e improvisação, será exibido no dia 17/2, quarta, às 22h, no SescTV. O espetáculo foi gravado no projeto Jazz na Fábrica, no Sesc Pompeia, na capital paulista, em agosto de 2014, quando o músico esteve pela primeira vez no Brasil.

 

Braxton nasceu em Chicago, Estados Unidos, em 1945. Ele lembra que ainda na infância já ouvia o rock and roll de Frankie Lymon & The Teenagers e Bill Haley & His Comets, e mais tarde conheceu a sonoridade de nomes do jazz, como The Ahmad Jamal and the Trio, The Dave Brubeck Quartet, Miles Davis e Mr. Coltrane; e da música contemporânea, Karlheinz Stockhausen. "E, claro, Milton Nascimento", garante.   

Para Braxton, a música é mais do que um entretenimento, é uma jornada espiritual, na qual há muito a fazer. O artista lembra que na década de 1960 falava-se muito sobre liberdade e revolução, mas o trabalho que ele viria a abraçar tinha o objetivo de unir as coisas e não separar. "Eu estava interessado na universalidade", expõe. "Entendia intuitivamente que a vida era mais do que Chicago e Illinois. Que a vida era mais do que os Estados Unidos", completa.

Mesclando ritmos afro-americanos à música de vanguarda europeia, Braxton - que toca saxofone, clarinete, flauta e piano – apresenta no show temas em improvisos, com seu grupo Diamond Curtain Wall Quartet, formado também por Mary Halvorson, na guitarra; Ingrid Laubrock, no saxofone soprano, alto, tenor e barítono; e Taylor Ho Bynum, no trompete baixo, flugelhorn, concha e trompete piccolo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado