Leonardo Di Caprio é o grande vencedor no Oscar 2016 e nas redes sociais

Ganhador da estatueta foi citado por 94% das pessoas que comentaram a categoria de Melhor Ator

Este foi o ano de Di Caprio, não só nas telonas, como também nas mídias sociais. Isso é o que mostra o monitoramento feito pelo Sprinklr, a mais completa empresa de social software do mundo, através de sua ferramenta Scup, ferramenta líder em monitoramento, gestão e análise de redes sociais no Brasil. No último domingo, durante cerimônia do Academy Awards 2016, o pico de menções aconteceu durante o evento, registrando mais cinco milhões no Twitter e Instagram. Sendo que mais de 1 milhão do Twitter e 400 mil do Instagram foram sobre o Melhor Ator da noite. A categoria mais citada também foi a de Melhor Ator (71%), seguida de Melhor Filme (13%) e de Melhor Atriz (11%).


O ganhador de Melhor Filme se destacou pelo alto número de menções nas redes sociais. Dos internautas que comentaram a categoria, 37% citaram Mad Max: Estrada da Fúria, seguido por menções ao filme O Regresso (24%) e a Quarto de Jack (22%).


A terceira categoria mais citada teve uma vencedora diferente em número de menções nas mídias sociais. Enquanto Brie Larson ganhava a estatueta como Melhor Atriz por sua atuação em O Quarto de Jack, era Jennifer Lawrence, indicada por sua atuação em Joy: o nome do sucesso, a mais comentada nas redes, 42% contra 22%.


Apesar de apenas uma diferença sutil nos números, o mesmo aconteceu com Melhor Atriz Coadjuvante. Enquanto Alicia Vikander levava o prêmio por A Garota Dinamarquesa, era Kate Winslet, antiga parceira de cena de Di Caprio em Titanic e atualmente indicada por seu papel no filme Steve Jobs, que tinha maior número de menções, 33% contra 30%. Charlotte Rampling, que concorria pelo filme 45 Anos não teve citações.


Na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, o ganhador do prêmio, Mark Rylance, estrela em Ponte dos Espiões, ficou em último no número de citações, com apenas 1%. Sylvester Stallone, que foi indicado por sua atuação em Creed: Nascido para Lutar, foi o campeão em número de menções (44%).


Melhor Direção foi a categoria menos mencionada pelos usuários (1%), mas Alejandro González Iñárritu, diretor mexicano de O Regresso, foi mencionado por 58% das pessoas que citaram esta estatueta.


Curiosidades


Embora mulheres e homens tenham produzido quantidade igual de menções nas redes, as categorias femininas foram menos citadas que as masculinas.


As citações nas redes sociais deram atenção a dois fatos ligados à cultura nacional: o filme brasileiro de animação O Menino e o Mundo, de direção de Alê Abreu, mesmo tendo perdido para Divertida Mente, foi citado milhares de vezes no Twitter e Instagram. Outra curiosidade: a atriz Glória Pires, que comentou ao vivo o Oscar na TV Globo, foi mencionada mais de 2 mil vezes pela sua participação, tendo virado alvo de memes quase instantaneamente.


O levantamento foi feito através da ferramenta Scup entre os dias 12 e 29 de fevereiro e monitorou Twitter e Instagram de todo o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado