O cotidiano dos carregadores da Ceagesp e dos pilotos de kart é abordado em episódio da série “Estilhaços”


 

Com direção de Kiko Goifman, o episódio vai ao ar no dia 10/3, quinta, às 22h, no SescTV



Foto: Divulgação.

 


Episódio inédito da série EstilhaçosA Competição é Dura e a Carga é Pesada, relata o cotidiano dos carregadores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – Ceagesp e dos corredores da Associação de Amigos do Kart Amador, na capital paulista. Com direção de Kiko Goifman, a atração é exibida no dia 10/3, quinta, às 22h, no SescTV.

 

Os carregadores falam sobre a importância da profissão para a distribuição dos alimentos na grande São Paulo e sobre serem éticos ao seguirem a tabela de preços de carga e descarga estabelecida pelo sindicato dos carregadores. Um deles, Mário Marcos de Souza, conta que 90% dos trabalhadores respeitam a lista, e que se pode afirmar que existe ética entre eles. Esses homens também comentam sobre o preconceito que sofrem por serem, em sua maioria, nordestinos ou filhos de nordestinos e sobre a remuneração que recebem.

 

Por outro lado, pilotos amadores de kart conversam sobre a categoria de amadores e sobre a corrida que pode ser bem disputada, mas não desleal. Miguel Cappuccio, organizador da Associação de Amigos do Kart Amador, explica que o código de ética que rege os corredores de kart amadores é guiado por regulamentos criados por eles e também pelo bom senso dessas pessoas. "Todo mundo respeita? Claro que não", expõe. O episódio ainda aborda a forma como alguns pilotos se comportam quando quem vence a corrida é uma mulher e sobre disputas entre mulheres e homens.

 

Sobre a série Estilhaços:

Formada por 52 episódios de 30' cada, a série reflete sobre a ética aplicada no cotidiano de diferentes grupos sociais. Dentre os entrevistados estão publicitários, como Washington Olivetto e Duda Fernandez, atores como Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo Parlapatões, a cartunista Laerte, porteiros, presidiários, motoboys, moradores de rua, restauradores de arte e vendedores ambulantes. Cada programa tem a participação de dois grupos distintos de personalidades conhecidas ou não, que são intercalados, no processo de edição, permitindo ao espectador traçar paralelos e identificar diferentes modos éticos de lidar com as questões cotidianas.

 

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

SERVIÇO:

 

Estilhaços

A Competição é Dura e a Carga é Pesada

Estreia: 10/3, quinta, às 22h

Reapresentações: 12/3, sábado, às 23h30; 14/3, segunda, às 11h; e 16/3, quarta, às 18h.

Classificação indicativa: Livre

Direção: Kiko Goifman

Produção: Paleo TV

Duração: 26'

 

Próximos episódios de março:

 

O Paraíso das Rodas e os Homens de Vermelho

Estão na pauta do episódio os princípios éticos existentes entre skatistas, da Praça Roosevelt e bombeiros, do Centro Operacional de Bombeiros da Região Metropolitana de São Paulo

17/3, quinta, às 22h

Classificação Indicativa: 12 anos

 

A Fotossíntese do Batom e o Surto da Samambaia

O programa compara os preceitos éticos de profissionais que atuam em paisagismo e jardinagem com os de maquiadores, além de trazer os conceitos do Projeto Bioperversidade do artista e antropólogo Stéphane Malysse.

24/3, quinta, às 22h

Classificação Indicativa: Livre

 

O Terno de Borracha e os Sapatos de Couro

Depoimentos de mergulhadores e engraxates abordam os regulamentos éticos que permeiam essas duas ocupações.

31/3, quinta, às 22h

Classificação Indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado