QUANTO TEMPO O TEMPO TEM estreia nos cinemas no dia 31 de março


 

A diretora Adriana L. Dutra aborda o tempo – e a falta dele – em documentário com depoimentos de pensadores, cientistas e escritores como André Comte-Sponville, Domenico De Masi, Nélida Piñon, Raymond Kurzweil e Marcelo Gleiser

 

Filme tem codireção e direção de fotografia de Walter Carvalho


TRAILER: youtu.be/Rl6FWgBQwAw 


Quanto tempo o tempo tem, de Adriana L. Dutra, investiga as principais linhas de nossa consciência sobre o tempo ouvindo filósofos, físicos, arquitetos, neurocientistas, transumanistas e até uma monja budista para realizar uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro do tempo da existência humana. A diretora já iniciou as pesquisas para o último filme da trilogia que abordará o medo como tema.

O filme parte de um conflito interno da diretora sobre o tema. "Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. É como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência e nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas, afinal de contas, por que o tempo parece tão curto?", questiona.

Assim, por meio de personagens riquíssimos – entre os entrevistados estão André Comte-Sponville, Domenico De Masi, Nélida Piñon e Marcelo Gleiser, Ray Kutzweil, entre muitos outros –, Adriana L. Dutra encontra uma forma de tentar explicar as diversas relações do ser humano com o tempo. 

Nessa discussão, o documentário aborda ainda as relações com as novas tecnologias e a globalização – que acontece com um aumento da produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e de informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais também é analisado: atualmente, via celulares, computadores, facebooks, twitters e conference calls, a identidade se multiplica e se faz presente em todos os lugares ao mesmo tempo. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos.

Quanto tempo o tempo tem conta com a codireção e direção de fotografia de Walter Carvalho. O filme participou do Festival do Rio e da 39ª Mostra Internacional de Cinema, além de outros festivais na América Latina.

 

SOBRE A DIRETORA

Adriana L. Dutra estreou como diretora de longas metragens com Fumando Espero em 2008, documentário de linguagem autoral que participou de diversos festivais nacionais e internacionais e conquistou grande êxito no circuito comercial brasileiro, além de ter sido transformado em minissérie para TV no Brasil e no exterior. Atualmente está em produção da série para tv Opção Laje e dos Documentários Quero Botar Meu Bloco na Ru,  para tv, e Sociedade do Medo, para cinema.

É diretora executiva e fundadora da Inffinito, responsável pela idealização e produção do Circuito Inffinito de Festivais, composto por eventos de cinema brasileiro em diversas cidades do mundo: Miami, Nova Iorque, Londres, Barcelona, Madri, Roma, Buenos Aires, Vancouver, Montevidéu e Canudos. Idealizou a plataforma online de relacionamento e captação de recursos para o audiovisual, oMediaFundMarket.com. Idealiza e produz eventos culturais como o Verão do Rio e socioculturais como o Cinema da Gente e o B-A-Bá do Cinema Nacional. 

Quanto Tempo o Tempo Tem, foi selecionado em três editais: RioFilme/SEC de desenvolvimento de projeto; SAV/MINC de produção de longa-metragem (B.O.) e RioFilme  de produção de longa-metragem. A distribuição do filme é da Synapse.  

 

Entrevistados em ordem de aparição no filme:

André Comte-Sponville – filósofo e escritor

Marcelo Gleiser – físico, escritor e professor

Thierry Paquot – arquiteto e urbanista

Arnaldo Jabor – jornalista e cineasta

Francis Wolff – filósofo

Luiz Alberto Oliveira – físico e PhD em cosmologia

Raymond Kurzweil – cientista futurista

Erick Felinto – professor, especialista em CiberCultura

Stevens Rehen – neurocientista

Domenico De Masi – sociólogo

Arthur Dapieve – jornalista

Alexandre Kalache – geriatra

Monja Coen Sensei – monja budista

Tom Chatfield – escritor e teorista da tecnologia

Analice Gigliotti – psiquiatra

Nélida Piñon – escritora e poeta

Max More – Fundador do Transumanismo

Natasha Vita-More – transumanismo

Nilton Bonder – rabino e escritor

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Adriana L. Dutra

Roteiro: Adriana L. Dutra e Flávia Guimarães

Codireção: Walter Carvalho

Direção de Fotografia: Walter Carvalho e Bacco Andrade

Produção Executiva: Cláudia Dutra e Viviane Spinelli

Direção de Produção: Flávia Guimarães

Produção Geral: Alessandra Alli

Produção Brasil: Thiago Guimarães

Produção EUA: Eloisa Lopez

Produção França: Paula Junqueira

Produção Reino Unido: Fernanda Franco

Som direto: Marcel Costa

Trilha Sonora: Luca Ariel e Pedro Silveira

Edição: Renato Martins

Produção: Inffinito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado