TV Cultura exibe com exclusividade concerto da Filarmônica de Viena em São Paulo


Uma das melhores orquestras do mundo, a Filarmônica de Viena toca sob regência de Valery Gergiev dia 8 de março, na Sala São Paulo. A TV Cultura leva ao ar a apresentação no programaClássicos deste sábado (12/3), às 21h30

 

São Paulo, 11 de março de 2016 – No dia 2 de janeiro, o programa Clássicos levou ao ar o tradicional Concerto de Ano-Novo da Orquestra Filarmônica de Viena, gravado no Musikverein, sede da orquestra, um dia antes de sua exibição. Tal feito só foi possível por meio de uma parceria entre a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta e a Filarmônica de Viena. Essa parceria permitirá mais uma vez um feito inédito: a TV Cultura exibe com exclusividade no Brasil o concerto que a Filarmônica de Viena realiza na Sala São Paulo, dia 8 de março. A apresentação, que tem promoção da Sociedade de Cultura Artística, vai ao ar no programa Clássicos deste sábado (12/8), às 21h30.

Trata-se do evento de música clássica mais importante do ano. Considerada uma das melhores orquestras do mundo, a Filarmônica de Viena esteve pela última vez no Brasil em 1999. Suas origens datam de 1842 em Viena, Áustria, e desde 1860 a orquestra apresenta concertos regularmente. Em seus mais de 170 anos de história, estreou obras de Beethoven, Brahms, Bruckner, Mahler, Strauss e de vários compositores contemporâneos. Os músicos da Filarmônica sempre elegeram seus próprios regentes, criando uma tradição democrática. Até 1933, Hans Richter, Gustav Mahler, Felix von Weingartner e Wilhelm Furtwängler foram titulares. Atualmente a orquestra só toca com maestros convidados.

E o convidado a reger a orquestra nesta apresentação é ninguém menos do que Valery Gergiev, grande estrela da regência de nossa época e que vem pela primeira vez ao Brasil. O maestro russo é diretor do Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, e regente principal da Orquestra Sinfônica de Londres, além de dirigir como convidado as maiores orquestras do mundo.

Neste dia 8, sob a batuta de Gergiev, a Filarmônica de Viena interpreta a abertura da ópera O holandês voador, de Wagner; La mer de Debussy; e Quadros de uma exposição, de Mussorgski-Ravel.

 

Programa

Clássicos, TV Cultura, dia 12 de março, 21h30

Filarmônica de Viena na Sala São Paulo

WAGNER – abertura de O holandês voador

DEBUSSY – La Mer

MUSSORGSKI – Quadros de uma exposição

Gravação ao vivo do dia 08 de março de 2016.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado