BBC Earth comemora o Dia da Terra com programação especial no dia 22 de abril


Mais de 10 horas de programação, com exibição de séries completas, abordam temas
sobre a vida no planeta e como os seres desenvolvem-se nos diversos ambientes.

Na foto,cena do episódio da série "Human Planet" que mostra como o ser humano

adaptou-se para viver em regiões de grande altitude

 

O Dia da Terra, comemorado anualmente no dia 22 de abril por mais de 500 milhões de pessoas, tem como objetivo chamar a atenção mundial para as questões ambientais e de sustentabilidade. O canal BBC Earth homenageia a data com a exibição de programas especiais, no ar entre 9 horas e às 20 horas.

A programação tem início, às 9 horas, com a série Atlantic (Atlântico), no ar em três episódios. São imagens incríveis do Oceano Atlântico e a relação entre a vida dos animais e humanos neste ambiente. Na sequência, às 11h50, é a vez de How Earth Made Us (Como a Terra Moldou o Homem), série indicada ao Prêmio Emmy de Notícias e Documentários, em 2011. Imagens impressionantes revelam as forças da natureza ligadas às atividades que fizeram dos homens os seres dominantes na Terra, como a agricultura.

Às 12h45, serão exibidos dois episódios da série Human Planet (Planeta Humano). Com narração do premiado ator inglês Sir John Hurt, indicado ao Oscar por duas vezes, a série explica porque os homens são a espécie mais bem-sucedida do planeta. Na sequência, entre 14h35 até às 19h15, o BBC Earth exibe a série completa Wonders of Life (Maravilhas da Vida), no ar em cinco episódios. Apresentada pelo físico inglês Brian Cox, os programas mostram as características que permitiram o surgimento e a evolução da vida na Terra em diversos lugares do planeta, viajando da Austrália, aos Estados Unidos, do Sudeste da Ásia ao México.

E encerrando, às 19h15, vai ao ar o documentário brasileiro Amazônia Eterna, que traz uma nova visão sobre como conciliar a exploração natural e a manutenção do ecossistema em uma das regiões mais emblemáticas para o meio-ambiente do planeta. A produção viajou a cinco estados para fazer as gravações: Amazonas, Pará, Mato Grosso, Amapá e Rio de Janeiro.

Confira a programação especial do canal BBC Earth durante o Dia da Terra:

- Entre 9 horas e 11h50 – "Atlantic" (Atlântico) – 3x50' - Série completaImagens incríveis levam o espectador a uma impressionante jornada pelo Atlântico ao capturar sua beleza espetacular e destacar as características da natureza nas três diferentes regiões - o Norte, os trópicos e o Sul. Narrada pelo ator irlandês Cillian Murphy (da trilogia "Batman Begins" e "A Origem"), a série revela os mistérios do Oceano Atlântico, desde suas profundezas mais escuras, e apresenta histórias de pessoas e animais cujas vidas são moldadas pelos ritmos do oceano.

- 11h50 – "How Earth Made Us" (Como a Terra Moldou o Homem) – 1x50'- Episódio 5Série de cinco programas, apresentada pelo geólogo inglês Iain Stewart, mostra como a geologia e o clima influenciaram os destinos da humanidade. O episódio 5 trata sobre o poder da força humana e mostra que nem sempre o impacto dos homens sobre o mundo é negativo, no sentido de destruir a natureza. Hoje em dia, o ser humano tem um controle sem precedentes sobre muitos dos ciclos geológicos do planeta.

- Entre 12h45 até 14h35 – "Human Planet " (Planeta Humano) – 2x50' Episódios 5 e 7A complexa e desafiadora relação entre os seres humanos e a natureza é tema da série de oito programas, narrada pelo premiado ator britânico Sir John Hurt, indicado ao Oscar duas vezes. O episódio 5 traz aos espectadores a realidade da vida nas alturas e apresenta as formas incríveis como pessoas sobrevivem em altitudes extremas. Na sequência, o episódio 7 mostra os rios que fornecem o essencial para a vida: alimento e água fresca.

- Entre 14h35 e 19h15 – "Wonders of Life" (Maravilhas da Vida) – 5x60' exibição da série na íntegra   Wonders of Life conta a história da biodiversidade na Terra. A série, que revela segredos da vida em diversos lugares do planeta, da Austrália aos Estados Unidos, do Sudeste da Ásia ao México, é conduzida pelo físico inglês Brian Cox, vencedor do prêmio de melhor apresentador no Royal Television Society Television Award em 2011 (com o programa "Wonders of the Solar System"). Os cinco episódios apresentam a incrível criatividade da natureza e a jornada épica desde o primeiro ser vivo até o ser humano.

Primeiro episódio

Cox viaja para o Sudeste Asiático para tentar definir o que é a vida, uma explicação que envolve diversas energias existentes no universo e que separam organismos vivos dos não vivos. Também mostra como o DNA é uma peça essencial para explicar a evolução.

Segundo episódio

A série vai aos Estados Unidos para mostrar exemplos de seres que fizeram dos sentidos fatores essenciais para se desenvolverem. O apresentador revela curiosidades e descobre que os olhos de um molusco podem ser o elo entre os dados captados pelos sentidos e o surgimento da inteligência.

Terceiro episódio

Em Madagascar, no Oceano Índico, o programa explora os efeitos dos elementos para o aparecimento da vida. Brian Cox tenta encontrar uma espécie de lêmure que é a prova de que o DNA sofre influência do ambiente, o que auxilia na variedade de indivíduos.

Quarto episódio

O programa explora o tamanho dos seres. Wonders of Life vai à Austrália, onde se encontram os eucaliptos gigantes, algumas das maiores formas vivas da Terra. E explica como o metabolismo dos indivíduos (e, consequentemente, o tempo estimado de vida) está ligado à dimensão de seus corpos.

Quinto episódio

A última parte da série vai ao México explicar o que faz da Terra um local perfeito – e, até onde se sabe, único - para o surgimento da vida. As existências do sol, do oxigênio e de outros ingredientes são indispensáveis para os organismos vivos. O programa usa a migração da borboleta monarca, que viaja quatro mil quilômetros atrás de alimentos e locais mais quentes, como exemplo da procura por alguns destes elementos essenciais. 

- Às 19h15 – "Amazônia Eterna" Documentário brasileiro da produtora Giros e da Agência Tudo, mostra como nove projetos, com propostas para o uso da floresta de maneira sustentável, podem beneficiar diretamente a população local e promover parcerias economicamente vantajosas.

Amazônia Eterna traz imagens impressionantes da floresta para exibir uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico. O filme ganhou o prêmio de melhor documentário no Brazilian Film & Television Festival of Toronto em 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado