Espetáculo "Buscado" estreia no Oi Futuro no Flamengo

Da premiada autora revelação argentina Agustina Gatto, estreia dia 21 de abril no Oi Futuro no Flamengo

em montagem dirigida por Luiz Furlanetto

 

 

Inédito no Brasil, espetáculo multimídia conta com videomapping e traz referências distintas como o diretor David Lynch, o filme Old Boy e o mito grego de Telêmaco.

 

 

Rio de Janeiro, 18 de abril de 2016 - Um homem busca seu filho pelas ruas de três grandes metrópoles, Nova York, Cidade do México e Tóquio, ao mesmo tempo em que é buscado também pelo pai, um senhor de idade. Esse é o ponto de partida do premiado espetáculo BUSCADO, da autora revelação argentina Agustina Gatto, que ganha montagem brasileira dirigida por Luiz Furlanetto.

 

Com narrativa não linear, em um jogo de espaço-tempo, a peça aborda questões como abandono, fuga, juventude, chegada da vida adulta, velhice e o desejo de reconhecimento. O cenário, moderno e interativo, mescla objetos e mobiliário reais com videomapping, criado por Jodele Larcher, um dos profissionais mais respeitados em âmbito nacional no assunto. O videomapping tem função central na estética do espetáculo e ajuda a conduzir a dramaturgia de Gatto. Um exemplo do uso do mapping é uma cabine que adquire diferentes significados durante a trama (cabine telefônica, banheiro, elevador). Através desse recurso estético, o cenário vai sendo alterado conforme avança a narrativa: um piano que vira bar, uma rua que vira um apartamento, uma cidade que vira outra.

 

O elenco é formado por quatro atores: Pedro Osório (homem adulto), Daniel Rangel (menino), Gabriela Werneck (mulher da clarineta) e Rogério Fróes (homem idoso). Convidado especial para participar do projeto, Rogério acaba de levar o Prêmio APTR  da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro – de melhor ator coadjuvante, pelo trabalho em Família Lyons, de 2015. O elenco forma um quebra-cabeça misterioso que vai sendo revelado ao longo da trama.

 

A parceria de Pedro Osório, Gabriela Werneck e Luiz Furlanetto data de muitos anos. Conheceram-se ainda na CAL, quando Furlanetto era professor de Pedro e Gabriela. A primeira peça profissional dos dois jovens atores foi dirigida pelo ex-professor: "Fausto Gastrônomo", de Richard Scheschner, em 2000. No ano seguinte os três levaram a parceria adiante e montaram a peça que premiou Furlanetto com o Shell de melhor direção: "Trainspotting", de Harry Gibson. Em 2014, Furlanetto e Osório trabalharam juntos como colegas de elenco sob direção de Guilherme Leme em "Da Vida das Marionetes", do cineasta Ingmar Bergman. A longa parceria resultou nesse novo espetáculo, que traz ainda o jovem Daniel Rangel, coprotagonista do longa-metragem "Ao Lado", de Felipe Sholl, e o experiente e premiado Rogério Fróes.

 

"A peça fala da falta de comunicação entre as gerações, é um pouco da busca de entendimento entre pai e filho", analisa o diretor, Luiz Furlanetto. "Ela tem uma linguagem diferente, e tem momentos em que você não sabe se tudo está acontecendo mesmo ou só na cabeça do personagem. É um espetáculo meio cubista: conforme o ângulo do qual você olha, ele te dá uma possibilidade diferente. E o grande barato de BUSCADO é deixar pontas para o público amarrar conforme suas experiências de vida", avalia o diretor.

 

O espetáculo tem referências distintas como o filme Old boy (2003), do coreano Chan-wook Park, a obra do cineasta norte-americano David Lynch, o famoso ilusionista húngaro Houdini e uma espécie de inversão do mito grego de Telêmaco, filho de Penélope e do herói Ulisses, que passa boa parte de sua vida procurando pelo pai.

 

BUSCADO foi encenado em Buenos Aires e Cuba, sendo sucesso de crítica. A estreia carioca acontecerá dia 21 de abril no Oi Futuro no Flamengo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado