Literatura infantil é tema de episódio inédito da série Super Libris

 

O assunto é tratado pelo escritor João Carlos Marinho, no dia 18/4, segunda, às 21h, no SescTV


João Carlos Marinho. Foto: Piu Dip.



 SescTV apresenta Literatura Infantil Não Tão Infantil Assim, episódio inédito da série Super Libris, dirigida pelo escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero. O programa conversa com o escritorJoão Carlos Marinho, autor do livro O Gênio do Crime (1969) e considerado uma referência na renovação da literatura infanto-juvenil brasileira, que começou nos anos de 1970. Marinho fala sobre as particularidades desse tipo de literatura e das dificuldades em defini-la como um único conceito. A exibição será no dia 18/4, segunda, às 21h, e pode ser assistida também emsesctv.org.br/avivo.

 

Para Marinho, a literatura infantil é aquela que atende ao público desde a infância até os 12 anos. Ele acredita que ela é despida de experiências da vida relacionadas à fase adulta, como o trabalho, as decepções e o amor.  Já, sobre literatura juvenil, o escritor diz que nunca soube bem como explicá-la. Nascido em 1935, Marinho acredita que os adolescentes de sua época liam autores mais fáceis para adultos, como Júlio Verne (1828 – 1905) e Edgar Rice Burroughs (1875 – 1950).  Eu não tive contato com essa literatura juvenil", comenta. Ele lembra que também lia histórias em quadrinhos e isso não o impediu de se interessar por outros tipos de leituras. "Eu adorava Monteiro Lobato e fazia dele a principal leitura de minha infância".

 

Marinho recorda a proibição, nas escolas públicas na época da ditadura, de dois de seus livros: O Gênio do Crime (1969) e O Meu Caneco de Prata (1971). Mas expõe que o fato não atrapalhou as vendas. Ele também fala sobre as encomendas das editoras, atualmente, por temas, principalmente quando o assunto está em evidência; sobre a função da ilustração em suas obras; e sobre a experimentação na literatura.

 

Marinho participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro As Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato. O episódio traz também os quadros: Orelhas, sobre os escritores Mark Twain, dos Estados Unidos, e Robert Loius Stevenson, da Escócia; Prefácio, com Dolores Prades, consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens, que indica O Senhor das Moscas, de William Golding (1954); Quarta Capa, que apresenta a internauta Michelle Borges, que comenta sobre A História Sem Fim, de Michael Ende; e Colofão, com o quadrinista e ilustrador Mario Cau, que fala sobre a ilustração e o processo de criação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado