Marco Antonio Villa apresenta histórias de São Paulo na TV Cultura


O historiador fala sobre períodos importantes vividos pelo Estado, em sete edições, a partir desta semana, na quarta e quinta-feira (13 e 14/4), às 22h

 

São Paulo, 8 de abril de 2016 – A TV Cultura leva ao ar, a partir da próxima quarta-feira (13/4/1), às 22h, a série Histórias da História de São Paulo, baseada no livro Breve História do Estado de São Paulo, do historiador Marco Antonio Villa, que também apresenta os programas. São sete edições sobre momentos importantes vividos pelo Estado de São Paulo, às quartas e quintas-feiras, sempre às 22h.

Marco Antonio Villa explica que a proposta da atração foi dar uma visão do conjunto do Estado, mostrar como foi evoluindo ao longo do tempo. "Em 350 anos, São Paulo teve pouca relevância na história do Brasil. Foi com o café que o Estado saiu do marasmo e passou a andar em ritmo acelerado".

Villa diz que a ideia foi discutir as complexidades do Estado de São Paulo e define em uma frase a precocidade e diversidade paulistas: "São Paulo foi globalizado antes de o mundo ser globalizado".

Esta semana, irão ao ar quatro episódios, dois na quarta e dois na quinta-feira.

Quarta-feira (13/4): episódios 1 e 2

Terra Desolada. Século 16. Os primeiros momentos daquela que hoje é a maior cidade do país, mas que por décadas foi apenas a vila mais distante do litoral paulista, em uma época em que o Brasil ainda era apenas a América Portuguesa.

Descoberta do ouro. Procurado desde a chegada dos portugueses, o ouro é finalmente descoberto em grande escala, na última década do século XVII, por paulistas que se aventuravam atrás do metal precioso em Minas Gerais.

 

Quinta-feira (14/4): episódios 3 e 4

O quadrilátero do açúcar. A cana ajuda a expandir o território paulista, promove o estabelecimento de cidades no interior, faz fortunas e traz mudanças significativas na região, como a substituição dos escravos índios por negros.

A Independência e São Paulo. A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no século 19, trouxe mudanças para a então pobre e decadente São Paulo, que ganha importância política e econômica e tem papel decisivo no processo que leva à independência do Brasil.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado