Mostra Palavra em Movimento, de Arnaldo Antunes, chega ao Rio de Janeiro


 

Foto: 360º, 2008, porta de madeira, 210 x 77 x 6 cm (tem pequena base circular de 20 cm diâmetro)

Exposição, que marca 30 anos de produção visual de Arnaldo Antunes, abrirá no dia 18 de maio, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

Toda a poesia do multiartista brasileiro Arnaldo Antunes emerge em meios técnicos diversos, trabalhando a palavra irrompida em suas dimensões verbais, sonoras e visuais. Com obras e processo criativo marcados pelo vanguardismo, a mostra  Palavra em Movimento  propõe uma síntese dessa trajetória eclética,  enfatizando a produção de Antunes no âmbito do circuito das artes visuais contemporâneas.

Com abertura no dia 18 de maio, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro (RJ), a exposição reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, cartazes, áudios e vídeos de trabalhos realizados nos últimos 30 anos. A cidade do Rio de Janeiro fecha a itinerância da mostra que passou por cidades como São Paulo, Brasília e Salvador, desde julho de 2015.

Segundo o curador da mostra, Daniel Rangel, a maneira integrada de criar de Antunes é inspirada na poesia concreta e remete à expressão joyceana verbivocovisual, que sintetiza a proposta, colocada em prática nos anos 1950 pelos concretistas brasileiros, dos novos modos de se fazer poesia, visando a uma "arte geral da palavra".  

"Seja esta falada, escrita, desenhada, fotografada, filmada, construída ou cantada, sua obraestrutura-se a partir da palavra. Um dinamismo que caracteriza seu trabalho, aliado ao não pertencimento a um local ou gênero específicos. Um mensageiro-viajante, cidadão do mundo, que manipula a linguagem como poucos", afirma Rangel.

O recorte cronológico da exposição, mais completo já apresentado da obra do artista, evidencia um percurso no qual a poesia ultrapassa seus limites para se manifestar na letra de uma música, em placas de rua, em objetos comuns, em imagens com movimento ou até mesmo no tradicional papel, emoldurado e pendurado nas paredes da exposição.

A excentricidade de Antunes é ligada subjetivamente à ideia da mostra, o que leva o curador a lembrar da "rica fusão referencial heterogênea do artista -- herdeiro da poesia concreta dos anos 50, do rock e tropicalismo dos 60 e 70, da arte pop, e do movimento punk dos anos 80 --, aliada ao pleno domínio da linguagem e da comunicação, e a uma poderosa voz abissal que se tornou uma verdadeira marca".

"Ele é um artista do presente, que aborda temas atuais; conceitos políticos, comportamentais, ecológicos, espirituais e poéticos para diversos públicos e em contato com diferentes mídias", afirma Rangel. 

Detalhes Palavra em Movimento

A mostra é um passeio pelas três dimensões — verbivocovisual — da obra artística de Antunes.

A série Caligrafias reúne um pequeno recorte das monotipias realizadas com tinta de carimbo (entre 1998 e 2003), nas quais Arnaldo pintava seus poemas espremendo os tubos de pigmento diretamente sobre o papel de gravura.

Outra série apresentada de forma parcial é Oráculo, realizada entre 1981e 1982produção mais antiga incluída nesta mostra. Conjunto de colagens com rasgos manuais sobre pequenos papéis cartonados com sobreposições de imagens, letras, fontes e palavras recortadas de revistas, jornais e outros impressos da época.

Os objetos e instalações poéticas, juntamente com os adesivos, banners letreiros buscam no universo do readymade novas formas de retirar a poesia do papel. Poemas podem virar esculturas, objetos comuns com forma ou uso subvertidos, ou peças que propõem uma interatividade e participação direta do público.

Trabalho mais recente de Arnaldo, a série O Interno Exterior (2014) também busca no cotidiano sua inspiração. Monitores digitais se tornam suporte para poemas estruturados a partir de leituras simultâneas de textos urbanos capturados em fotos de suas viagens, animadas em stop motion.

Serão apresentados também alguns objetos de luz, uma fotografia ampliada e colada em um espelho, o video-poesia Nome, além de gravações sonoras com leituras poéticas de Arnaldo que, como afirmou o curador "de certa forma, aproximam a exposição do fã mais recorrente do músico e cantor pop".

Serviço

Exposição Palavra em Movimento – Arnaldo Antunes

Abertura: 18 de maio de 2016, às 19hs.

Período: de 19/5/16 a 17/7/16

Local: Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro 
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: +5521 2253-1580.

O Centro Cultural Correios recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 12h às 19h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado