Na estreia da nova temporada do ‘Que Mundo É Esse?’, trio de apresentadores visita o maior lixão de eletrônicos do mundo, em Gana

 

Você já parou para pensar aonde vai parar todo lixo de eletrônicos que jogamos fora? A cada vez que trocamos os celulares por um modelo mais novo ou o computador por outro recém-lançado, o que acontece com o antigo, que será descartado? É em busca dessa resposta que André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli dão o start na segunda temporada de 'Que Mundo É Esse?', que se passa na África e estreia na próxima sexta-feira, dia 8, às 23h, na GloboNews.

 

O primeiro episódio se passa em Agbogbloshie, em Gana, o maior lixão de eletrônicos do mundo. É para lá que vai a maior parte desse tipo de lixo produzido pelos países da Europa, por exemplo. São eles que despejam grande parte das 215 mil toneladas que lotam o espaço. "O cheiro é horrível, a fumaça preta toma conta do lugar e a expectativa de vida das pessoas que trabalham informalmente ali não passa dos 30 anos de idade", denuncia André Fran. "E o mais triste é perceber que esse não é um problema africano, mas um problema que o excesso de consumismo dos países desenvolvidos traz para os africanos, tratando a África como um lixão", complementa.

 

O trio circula pelo lixão com o engenheiro ambiental Atiemo Sampson, professor e pesquisador ambiental, uma das maiores autoridades africanas quando o assunto é lixo eletrônico. "O consumismo é a maior causa desse problema. Por um lado, países em desenvolvimento não têm condição financeira de comprar produtos tecnológicos usados pelos países ocidentais. Então, o governo de Gana permitiu a importação de eletrônicos usados desses países. Usar algo de segunda mão não é ruim. Você aumenta o tempo de vida de qualquer equipamento. Mas se quer mandar um produto usado a um país em desenvolvimento, tenha certeza de que não é lixo", conta o especialista. "Quando vemos toda essa fumaça preta, toda a queima de material tóxico em Gana, percebemos que isso deixa de ser um problema local de Gana e passa a ser um problema do planeta inteiro", observa Felipe UFO.

 

Devidamente equipados com capacete, óculos e máscaras, o trio visita um projeto de reciclagem em Gana para mostrar a iniciativa local que busca reverter essa situação. É o caso de empresas que juntam reciclagem e sustentabilidade para tentar limpar esses lixões de maneira ecológica e lucrativa. "Uma das questões mais importantes do mundo agora é a reciclagem. Consumimos cada vez mais e, se não reciclar, o que vamos fazer com o nosso lixo? Nos últimos cinco anos, quantos celulares você teve? Quantos computadores você teve? Isso tudo vai para algum lugar e aqui é um deles. Infelizmente sem estrutura, em condições sub-humanas", conta Michel Coeli. 

 

Mesmo após a reciclagem, uma nova montanha de lixo se forma com o que não é usado. Isso porque "eles não têm a tecnologia, nem o apoio do governo ou de empresas parceiras, para ajudá-los a se livrar do que sobra da reciclagem. Como eles não têm o que fazer com isso, por enquanto essa montanha de lixo só cresce, sem solução", resume André Fran.

 

A nova temporada do programa 'Que Mundo É Esse?' estreia na próxima sexta-feira, dia 8, às 23h, na GloboNews e vai ao ar durante quatro semanas.

 

Fotos no site de imprensa www.redeglobo.com/imprensa

 

Foto: Felipe UFO, André Fran e Michel Coeli na montanha que resta após a reciclagem de lixo eletrônico, em Gana.

Crédito: Globo/Divulgação




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado