‘Que Mundo É Esse?’ visita a Grande Muralha Verde do Senegal


 

No segundo episódio da temporada do 'Que Mundo É Esse?', André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli vão ao Senegal seguir em uma longa viagem aos limites do deserto do Saara para conhecer a Grande Muralha Verde, uma iniciativa de 11 países africanos para tentar conter o avanço do deserto. Diferente do que se pensa, a muralha não é um paredão de vegetação, mas uma imensa área com ensino de agricultura sustentável para mulheres, escolas com ênfase em atividades ecológicas e regiões com reflorestamento nativo.

 

"Viemos ao Senegal para conhecer um projeto fantástico, romântico, utópico, que quando ainda estava no papel em 2007, parecia muito grande e sonhador", conta Felipe UFO. "Não há nem muro. A área da barreira é muito extensa e dentro dela há bairros, cidades, plantações, criações de animações, escolas... É uma extensa área de atividades humanas, bem mais que o muro", complementa.

 

Lá o trio conheceu um jardim polivalente, criado com o objetivo de ensinar um sistema de agricultura sustentável para as mulheres da região, e uma escola, que estava fechada há 30 anos e foi reaberta na fronteira com o deserto. Nela, educação ambiental faz parte do programa escolar. As crianças aprendem a plantar, cultivar, irrigar e adubar desde cedo, atividades que fazem parte do currículo escolar. "Elas estudam ecologia na prática. Sem a Muralha Verde, ensinaríamos apenas na teoria", conta um professor local.

 

O segundo episódio do 'Que Mundo É Esse?' vai ao ar na sexta-feira, dia 22, às 23h, na GloboNews.

 

Foto: André Fran com as estudantes que aprendem educação ambiental na prática, nos fundos da escola.

Crédito: Globo/Divulgação




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado