Repórter Rá Teen Bum mostra a rotina de meninas escoteiras


O jornalístico infantil também apresenta uma orquestra juvenil da Nicarágua e traz a conscientização das crianças sobre o consumo de água. Inédito, o programa vai ao ar neste sábado (22/4), às 20h30, na TV Rá Tim Bum!

 

São Paulo, 20 de abril de 2016 – Neste sábado (22/4)às 20h30, a TV Rá Tim Bum! leva ao ar a segunda edição inédita do jornalístico para crianças Repórter Rá Teen Bum. Apresentado pela âncora teen Nathália Falcão, o programa traz destaques do Brasil e do mundo interpretados pelo olhar infantil.

Um dos pontos altos desta edição, o quadro É Nois apresenta a rotina de duas irmãs escoteiras da Nicarágua. Para viajarem ao Panamá para um grande encontro de escoteiros, as meninas adotaram uma alternativa criativa para arrecadar dinheiro: vender verduras orgânicas que elas mesmas plantam. Por isso, além de falarem sobre o escotismo e de seus ensinamentos, como o respeito à natureza, as lobinhas ensinam as crianças de casa como cultivar espinafre e orégano.

Já no quadro Gira Girou, as crianças conhecem uma Orquestra Juvenil Sinfônica da Nicarágua, apresentada por seus integrantes mirins. Eles falam da experiência de tocar no grupo, da interação com o público e dos sonhos de um futuro dentro da música.

Ainda no quadro internacional, os pequenos conferem curiosidades sobre o Magalev Train, do Japão. Transitando em apenas uma linha sobre o chão, ele é o trem comercial mais rápido do mundo, alcançando a velocidade de até 603 km/h.

O Aedes Aegypti, uma das maiores preocupações de saúde pública do Brasil, também é tema nesta edição. A faixa Você Viu? informa as crianças sobre quais são as doenças transmitidas pelo mosquito, além de ensiná-las a combater sua propagação e se prevenir de picadas em locais com número elevado de casos.

Por fim, o Repórter Rá Teen Bum mostra ainda como as crianças percebem a falta d'água no Brasil e de que forma elas se organizam para poupar o precioso recurso natural. Conduzindo a matéria, elas explicam como suas famílias têm economizado e ainda opinam sobre os motivos que desencadearam este problema que preocupa o mundo. Além disso, os pequenos sugerem saídas para que, com a colaboração de todos, a água não falte na torneira de ninguém.

 

Sobre o programa

Uma parceria entre a TV Rá Tim Bum!, a ONG holandesa Free Press Unlimited e a TV Cultura, Repórter Rá Teen Bum integra a franquia WaDaDa – Kids For News, rede de notícias para criança presente em 16 países. Com a missão de levar conteúdo de não-ficção para um público acostumado à fantasia, a proposta traz notícias e análises de temas atuais e complexos até mesmo para os adultos, como a adaptação dos refugiados sírios, falta d'água e vida política.

Voltado para a faixa etária que vai dos seis aos dez anos, fase em que os pequenos despertam um interesse maior pelo mundo e pelo outro, o programa adota uma narrativa diferente dos telejornais tradicionais. Para aproximar os acontecimentos de seus telespectadores, ao invés de especialistas e fontes oficiais, o que se vê na tela são crianças e adolescentes contando suas experiências, algo que facilita o entendimento e garante a identificação. 

Por integrar uma rede global, a atração permite às crianças o contato com diferentes realidades. Nele, matérias produzidas pelos outros países, como Nicarágua, Bolívia, Bangladesh, Holanda e África do Sul, são exibidas com o recurso de voz over. Ao mesmo tempo, a diversidade entre as regiões brasileiras é abordada com a colaboração de seis afiliadas da TV Cultura espalhadas pelo território nacional. Além da equipe da própria TV Rá Tim Bum!, integram o projeto a TV Brasil Central, de Goiás; TV Nova Nordeste, de Pernambuco e Brasília; É-Paraná e CATVE, do Paraná; TOP Cultura, de Minas Gerais; e a TV Cultura do Pará.


Em um formato de 52 episódios, com 12 minutos de duração cada, o programa é dividido em quatro blocos, que trazem tanto notícias quanto curiosidades vindas dos quatro cantos do planeta.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO

Paramount Channel Programação Semanal 1º a 07 de abril