Seminário de Lançamento do Festival de Curtas TNT discute o cenário de produções de curto formato no País

Principais nomes do universo dos curtas-metragens se reuniram em São Paulo para falar sobre o panorama atual e a iniciativa do canal da Turner do Brasil

 


São Paulo, 13 de abril de 2016 – Foi dado o pontapé oficial para o FESTIVAL DE CURTAS TNT. O projeto do canal para 2016 foi lançado ontem, em São Paulo, em Seminário aberto ao público e com streaming ao vivo pelo YouTube, acompanhado por espectadores de todo o Brasil.

A grande noite foi iniciada por Rogério Gallo, Vice-presidente dos canais de Entretenimento da TURNER DO BRASIL, que apresentou os próximos passos do FESTIVAL DE CURTAS TNT. O canal busca projetos originais e de ficção de 10 a 15 minutos, com inovação, originalidade e estejam adequados ao perfil da TNT. "Vamos selecionar seis roteiros, bancar a produção desses projetos e, tão ou mais importante que isso, dar visibilidade a eles. Os filmes vencedores vão entrar na grade do canal em rotação, em horários de destaque", afirmou Rogério, que enfatizou a importância do projeto: "Temos a expectativa de que o Festival se torne parte do calendário anual do canal, e que possamos apresentar talentos para o futuro do cinema nacional".

A mediadora Marina Person abriu o primeiro painel do Seminário, com o tema "Por que fazer um curta-metragem hoje?". Sabrina Nuldeman, diretora e cofundadora da Elo Company, responsável pela carreira internacional de O Menino e o Mundo, apresentou interessantes dados sobre a performance comercial dos curtas-metragens no País e no mundo, com respaldo de Zita Carvalhosa, diretora do Festival Internacional de Curta-Metragem de SP. Zita fez questão também de elogiar a iniciativa da TNT: "O curta revela muito das inquietações de um período, sejam de cunho pessoal ou político, e vão ganhar essa vitrine privilegiada na TV".

Marco Aurélio Ribeiro, presidente interino da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas), e Francisco Russo, idealizador do site Adoro Cinema, falaram sobre o crescimento na produção de curtas no Brasil, e do interesse do público por esse formato. "O cinema nacional é fechado em poucos gêneros, e no curta você pode experimentar com outros deles, como o horror e aventura. É uma plataforma muito interessante nesse sentido, e por isso a procura de nosso público por eles", contou Francisco.


DICAS PARA SEU PRIMEIRO CURTA

No segundo painel do evento, alguns dos maiores cineastas brasileiros em atividade falaram sobre seus primeiros curtas e deram dicas valiosas para quem está pensando em inscrever projetos noFESTIVAL DE CURTAS TNT.

"A importância de um grupo como a TURNER DO BRASIL e de um canal líder de audiência como a TNT de abrir sua grade para o curta é muito significativa. Sempre nos perguntam como entrar no mercado, e essa é a oportunidade. Para isso, gaste tempo e energia no roteiro, e não tenha medo de mostrar o que está fazendo para pessoas em que confia. O cinema é uma arte coletiva, e é importante ter os ouvidos abertos para sugestões", disse Fabiano Gullane, renomado produtor e sócio-diretor da Gullane Filmes.

Os cineastas Giba Assis Brasil e Juliana Vicente acreditam que o curta é um espaço para discutir temas relevantes ao País. Na faculdade, Juliana queria falar de racismo, o que deu origem ao seu primeiro projeto no formato, Cores e Botas, sobre uma menina negra que queria ser paquita. Com seu costumeiro jeito irreverente, Halder Gomes também falou sobre seu primeiro longa-metragem. Foi a partir deCine Holiúdy - O Artista Contra o Cabra do Mal, que nasceu o filme mais visto até hoje no Ceará, Cine Holiúdy, desbancando blockbusteres como Avatar Titanic.

Por fim, Esmir Filho, responsável pelo hit online Tapa na Pantera, falou para os futuros inscritos do Festival. "O curta tem um negócio de desejo e envolvimento. Se você pulsa quando pensa no assunto de seu roteiro, faça. É esse que vai render a ideia do seu projeto!".

As inscrições dos roteiros para o FESTIVAL DE CURTAS TNT poderão ser feitas entre 18 de abril e 18 de maio pelo site www.festivaldecurtastnt.com.br.

 

 

Marina Person


Zita Carvalhosa, Diretora do Festival Internacional de Curta Metragem de SP


 Rogério Gallo, Vice-presidente dos canais de Entretenimento da TURNER DO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado