TV Cultura estreia projeto de educação financeira do Vila Sésamo


Com duração de três anos, a iniciativa global envolve ações em diferentes mídias e o engajamento comunitário em países como Brasil, México, Estados Unidos, Índia e China

 


São Paulo, 8 de abril de 2016 – 
TV Cultura estreia nesta segunda-feira (11/4) o novo projeto do Vila Sésamo, Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias. Transmídia, a ação é composta por videoclipes, uma série animada, jogos digitais, tirinhas e atividades para imprimir, além de guias para educadores e cuidadores. Nas primeiras semanas, durante a programação infantil da emissora, vão ao ar o vídeo promocional Vamos doar! e o videoclipe Nós podemos!. Durante os meses seguintes, outros sete videoclipes inéditos, com diferentes temáticas, serão acrescentados à grade.

Financiado pela MetLife Foundation, o projeto global Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias pretende transmitir às crianças em idade pré-escolar noções básicas de planejamento e fortalecimento financeiro, proporcionando uma mudança de comportamento. A intenção é que elas levem os conceitos até suas famílias, podendo colocá-los em prática no dia a dia. 

Usando linguagens lúdicas e a simpatia dos personagens do Vila Sésamo, tópicos como consumo consciente, economia, reuso e partilha são abordados de forma apropriada à faixa etária. Os temas, no entanto, não se resumem ao planejamento de finanças, alcançando, por exemplo, a economia de recursos naturais e o empoderamento feminino. A ideia é que o projeto auxilie os pequenos e suas famílias a identificarem sonhos, definirem metas, fazerem planos e entenderem que as escolhas cotidianas podem ajudá-los a alcançar seus objetivos, independente de quais forem eles.

No vídeo Vamos Doar!, que a TV Cultura exibe na segunda-feira (11/4), Elmo, Bel e Grover brincam de pirata e encontram um baú do tesouro, com brinquedos antigos de quando Elmo era um bebê. Os amigos se lembram, então, que um posto está arrecadando brinquedos em bom estado e decidem doá-los. Já o musical Nós Podemos! mostra que, se a criança  realmente quer algo, só precisa de um plano e um pouco de esforço para conseguir.

No que diz respeito ao engajamento comunitário, Sonhar, Planejar, Alcançar envolve diversos países, incluindo México, Estados Unidos, Índia e China. No Brasil, as ações estão sendo implementadas pela DSOP – Educação Financeira, uma organização dedicada à disseminação de conceitos e práticas de educação financeira no País e no mundo, sempre acompanhada por uma consultora educacional brasileira, contratada pela Sesame Workshop especialmente para o projeto, para entender e priorizar a realidade da criança brasileira.

Ao longo dos três anos de duração do projeto, nove capitais brasileiras serão envolvidas. São elas: Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e Maceió. Em cada município, 10 escolas públicas de educação infantil farão parte da ação.

Com exceção do conteúdo exclusivo para escolas, todo o material do projeto está reunido no site http://fortalecimentofinanceiro.vilasesamo.org/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado