TV Rá Tim Bum! lança primeiro telejornalístico brasileiro para crianças


Repórter Rá Teen Bum traz notícias do Brasil e do mundo explicadas pelo olhar infantil. Numa parceria com a ONG holandesa Free Press Unlimited, o programa passa a integrar a rede WaDaDa, presente em 16 países. A estreia acontece neste sábado (16/4), às 20h30



São Paulo, 11 de abril de 2016 – 
TV Rá Tim Bum! inova e estreia neste sábado (16/4) o programaRepórter Rá Teen Bum, primeiro jornalístico da televisão brasileira feito para crianças. Os pequenos também são o diferencial da linguagem da atração: é por meio do seu olhar e de suas experiências que as notícias são construídas. Com apresentação da âncora teen Nathália Falcão, o programa passa a ocupar a faixa das 20h30, aos sábados. A previsão é de que a produção também integre a grade da TV Cultura a partir de julho. 

Uma parceria entre a TV Rá Tim Bum!, a ONG holandesa Free Press Unlimited e a TV Cultura, Repórter Rá Teen Bum integra a franquia WaDaDa – Kids For News, rede de notícias para criança presente em 16 países. Com a missão de levar conteúdo de não-ficção para um público acostumado à fantasia, a proposta traz notícias e análises de temas atuais e complexos até mesmo para os adultos, como a adaptação dos refugiados sírios, falta d'água e vida política.

Voltado para a faixa etária que vai dos seis aos dez anos, fase em que os pequenos despertam um interesse maior pelo mundo e pelo outro, o programa adota uma narrativa diferente dos telejornais tradicionais. Para aproximar os acontecimentos de seus telespectadores, ao invés de especialistas e fontes oficiais, o que se vê na tela são crianças e adolescentes contando suas experiências, algo que facilita o entendimento e garante a identificação. 

Por integrar uma rede global, a atração permite às crianças o contato com diferentes realidades. Nele, matérias produzidas pelos outros países, como Nicarágua, Bolívia, Bangladesh, Holanda e África do Sul, são exibidas com o recurso de voz over. Ao mesmo tempo, a diversidade entre as regiões brasileiras é abordada com a colaboração de seis afiliadas da TV Cultura espalhadas pelo território nacional. Além da equipe da própria TV Rá Tim Bum!, integram o projeto a TV Brasil Central, de Goiás; TV Nova Nordeste, de Pernambuco e Brasília; É-Paraná e CATVE, do Paraná; TOP Cultura, de Minas Gerais; e a TV Cultura do Pará.


Em um formato de 52 episódios, com 12 minutos de duração cada, o programa é dividido em quatro blocos, que trazem tanto notícias quanto curiosidades vindas dos quatro cantos do planeta. São eles:

Matéria de Destaque – Principal reportagem da atração, o quadro traz assuntos como comportamento, política e atualidades. Com produção nacional, ele enquadra as pautas de acordo com o olhar das crianças e adolescentes, que narram suas histórias e experiências. Na primeira edição, por exemplo, para tratar da adaptação dos refugiados sírios, o programa ouve dois irmãos que chegaram ao Brasil fugindo da guerra. Entre outras coisas, eles explicam o trajeto percorrido até chegar aqui e contam como tiveram de lidar com uma língua desconhecida e a saudade dos amigos e da família. Também são abordados na Matéria de Destaque assuntos como falta d'água, questões de gênero, a rotina longe da comunidade urbana e engajamento político.

Gira Girou – Abastecido com as matérias que integram a rede internacional WaDaDa, o quadro apresenta o que acontece no mundo para as crianças brasileiras. Desde fatos inusitados até antigas tradições ganham espaço na faixa.

Você viu? – O Brasil atual entra em cena no quadro, que traz curiosidades e novidades que interessam ao universo infantil.

É Nóis – É o espaço para o adolescente e a criança mostrarem ao mundo sua realidade e seu ponto de vista. Com uma câmera na mão, eles mesmos produzem e apresentam a reportagem.

 

Sobre a apresentadora

A âncora teen Nathália Falcão tem 19 anos e faz sua estreia como apresentadora à frente do Repórter Rá Teen Bum. Desde os sete anos, trabalha com publicidade e, há três anos, passou a atuar também na televisão. Entre seus trabalhos, destacam-se as séries PSI, da HBO, e Beleza S/A, da GNT. Além disso, já trabalhou em um curta e uma websérie.

Cursando o segundo ano da faculdade de Artes Cênicas, Nathália sempre esteve em contato com alguma linguagem artística, estudando ballet clássico, piano, flauta doce, canto e teatro. "Quando eu era pequena, era como se fosse uma brincadeira, algo divertido de fazer, mas, desde os 12 anos, eu sei que essa é a coisa certa para mim. Eu amo trabalhar nessa área. Seu eu parasse, com certeza iria me fazer falta", relembra.

Nathália conta que, apesar da pouca idade, teve a oportunidade de fazer trabalhos que a interessaram e propiciaram uma investigação, a tirando de sua zona de conforto. "O Repórter Rá Teen Bum é um desses projetos. Eu nunca tinha feito nada parecido. Ser apresentadora, trabalhar com TP (teleprompter), com notícias ou algo mais voltado para jovens e crianças. Estou aprendendo muito", declara a apresentadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado