Twitter lança campanha para Jogos Olímpicos #Rio2016

Ações incluem integrações estratégicas com marcas e mídias, ônibus itinerante personalizado, hashtags especiais, projeção de Tweets pela cidade e vídeo 

O Twitter anunciou nesta terça-feira (19) uma série de ações para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecerão em agosto, dando a largada na campanha que conectará marcas, anunciantes, torcedores, turistas e atletas ao evento #Rio2016 com Tweets, Periscope, Vine, Moments, ferramentas de vídeo da plataforma e interações de conteúdos na TV.


Sendo o Brasil sede dos principais eventos do esporte, o Twitter tem atuado como ponte entre as pessoas e seus interesses em tempo real, sem filtro e de forma rápida. No país, 80% dos usuários da plataforma se interessam por esportes e um terço deste grupo é obcecado pelo tema. Eles usam o Twitter para interagir e se informar sobre as principais modalidades.

As conversas no Twitter têm sido cada vez mais intensas. Nos Jogos Olímpicos #Londres2012, foram compartilhados 150 milhões de Tweets no mundo inteiro, enquanto que na Copa do Mundo de 2014 esse número saltou para 672 milhões de Tweets. A expectativa para a #Rio2016 é quebrar esse recorde — só no primeiro trimestre deste ano, o volume de conversas sobre o evento já foi 2,5 maior na comparação com o do mesmo período de 2012, quando ocorreram os Jogos em Londres.


Na contagem regressiva de 100 dias para o início da Olimpíada do Rio, o Twitter reunirá, na semana que vem, os principais parceiros e anunciantes para o SportLab, iniciativa para dar uma visão de tudo o que as marcas e influenciadores digitais podem fazer dentro da plataforma durante os Jogos e futuros eventos esportivos.

A expectativa é trabalhar com 90% das marcas envolvidas em ações relativas aos Jogos. Mesmo marcas que não estejam oficialmente patrocinando o evento poderão usar a plataforma para entrar nas conversas que estejam acontecendo de maneira orgânica e interagir com as pessoas.

"Durante a Rio 2016, vamos conectar ao evento torcedores, atletas, enfim, todo o público. Qualquer evento da Olimpíada vai gerar conversa entre as pessoas que estão acompanhando aquele conteúdo na TV e as marcas podem se aproveitar disso. O Twitter, por ser público e em tempo real, é a melhor plataforma para falar sobre o que acontece na TV ao vivo", afirma Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter para a América Latina.

Carlos H. Moreira Jr, diretor-executivo de mídia do Twitter para a América Latina, destaca que, ao longo dos últimos 30 anos, houve uma evolução do universo de mídia. "A visão de mercado agora é muito mais sofisticada, é necessário trabalhar com todos os meios. Cada plataforma cumpre um papel distinto na conexão com sua audiência. É um paradigma para quem produz e distribui conteúdo em qualquer mercado, seja um atleta, um político ou uma emissora de TV", diz.

O Twitter focará as ações em três pilares durante os Jogos: 

  • Mídia: integração da plataforma com a TV.

  • Conteúdo: espaço para que as marcas se aproximem de influenciadores digitais por meio de interações em vídeo, com a Niche, empresa adquirida pelo Twitter que conecta milhares de produtores de conteúdo digital a empresas, agências de publicidade e marcas, e como amplificar a mensagem por meio da rede.

  • Insights: criação de um site onde as marcas terão acesso ao que está acontecendo no evento — um painel de controle com métricas, tipos de conteúdo discutidos e termômetro da discussão.

O Twitter promoverá ações para tornar a experiência da #Rio2016 muito mais interativa e viva. Algumas das integrações já foram confirmadas com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Comitê Rio 2016 e parceiros de mídia e influenciadores com direitos exclusivos de transmissão dos Jogos.

  • Projeção: Tweets do mundo inteiro serão projetados em lugares físicos do Rio de Janeiro.

  • Twitter Challenger: aplicativo que possibilitará aos atletas Tweetar com fotos, GIFs ou vídeos divertidos e criativos diretamente de suas contas sempre acompanhados de um desafio. 

  • Twitter Buzz: um ônibus personalizado que circulará pelo Rio de Janeiro. O veículo contará com um contador de Tweets e janelas digitais que exibirão as principais mensagens compartilhadas na plataforma. As pessoas também poderão se conectar a uma rede de Internet sem fio disponibilizada pelo ônibus por meio do login na conta no Twitter, e haverá um espaço interno para sessões de perguntas e respostas com atletas e celebridades.

  • Mídia: parceiros com direitos exclusivos de transmissão do evento estarão integrados ao Twitter ao vivo no estúdio, onde apresentadores receberão informações sobre as tendências e hashtags mais comentadas. As pessoas também poderão optar por receber alertas do calendário esportivo por meio de uma integração com as emissoras e receber uma resposta automática com links relacionados ao tema.

Diferentes iniciativas com hashtags especiais deixarão os Jogos Olímpicos mais divertidos.

  • Quadro de Medalhas: o usuário que Tweetar com uma hashtag específica a ser definida receberá uma resposta automática com o quadro de medalhas e a classificação do Brasil nos Jogos em tempo real. 

  • Twitter emojis: hashtags ativarão emojis de monumentos cariocas que reforçarão as caracteristicas da cidade.

  • Hashtags gigantes: estarão espalhadas em áreas de disputa dos Jogos para que as imagens possam viajar o mundo por meio das contas de turistas, atletas e da população local.

O Moments, ferramenta de curadoria do Twitter que busca os melhores Tweets todos os dias, também terá ações especiais sobre os Jogos em tempo real.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado