ANTHONY BOURDAIN EXPLORA VÍNCULOS ENTRE GASTRONOMIA E IDENTIDADE CULTURAL


 
 

Nova série destaca ritos e tradições culinárias em países como Myanmar, Colômbia, Peru, Líbia, Marrocos e Congo

Anthony Bourdain

 
 

Anthony Bourdain é um cidadão do mundo que, ao longo de suas andanças, definiu método próprio de pesquisas: apreender  e imergir em diversas culturas através da gastronomia. A partir de sábado, 14 de maio, às 22h20, o TLC apresenta a nova série do chef,  ANTHONY BOURDAIN: FORA DO MAPA (Anthony Bourdain: Parts Unknow).

A produção coincide com o amadurecimento das buscas de 'Tony': nos oito episódios de uma hora, ele viaja o mundo para conhecer os sabores e rituais que transformam o alimento na história, na tradição e memória dos povos. Os resultados são histórias, anedotas e relatos reunidos no formato docu-reality e contados nas palavras de Anthony.

Durante a temporada, Marrocos, Líbia, Peru, Congo, Myanmar e Colômbia estão entre os destinos visitados. Perambulando por mercados apinhados, ruas tomadas pelo cotidiano, ônibus e restaurantes populares, ele encontra entrevistados que o ajudam a investigar a dimensão cultural da gastronomia e as origens de receitas que apresentam novas texturas e combinações de sabor.

Assim, com o estilo destemido e curioso que o tornou famoso no mundo todo, Anthony faz aquilo que mais gosta: vive a gastronomia como elemento fundamental na construção da identidade cultural das comunidades por onde passa.

No primeiro episódio, por exemplo, ele se instala no conturbado cenário sócio-político da antiga Birmânia, hoje República da União de Myanmar – o país asiático tornou-se independente em 1948, ainda luta por democracia e vive os ecos de um passado recente e violento.

Na série, Anthony vai muito além da gastronomia e revela as raízes culturais que sustentam os hábitos alimentares locais. A seguir, as descrições dos três primeiros episódios de ANTHONY BOURDAIN: FORA DO MAPA.

Episódio 1
Estreia: sábado, 14 de maio, às 22h20

Em sua primeira viagem à República da União de Myanmar – antes conhecida como Birmânia –, Bourdain e sua esquipe descobrem a beleza e a gastronomia de um país que era, até pouco tempo atrás, território proibido para estrangeiros. Com a recente e tímida abertura diplomática, Tony finalmente consegue explorar essa região da Ásia marcada por tensões de um passado recente.

Episódio 2
Estreia: sábado, 21 de maio, às 22h20

A Los Angeles que poucos conhecem é tema do segundo episódio. Nada de letreiro de Hollywood ou de Beverly Hills. Anthony imerge na comunidade coreana de Los Angeles, Koreatown, especificamente nos quarteirões que serviram de epicentro para "Insurreição Rodney King", em 1992. Na época, os imigrantes coreanos viram sua comunidade tomada por uma violenta onda de revolta popular contra a absolvição de policiais acusados de racismo.

Episódio 3
Estreia: sábado, 28 de maio, às 22h20

Do litoral paradisíaco às montanhas e plantações de coca que foram controladas por carteis do narcotráfico, Anthony explora a Colômbia contemporânea. Lá, as tradições gastronômicas convivem com mudanças rápidas e importantes que o país vive atualmente.

ANTHONY BOURDAIN: FORA DO MAPA é produzida pela Zero Point Zero Production. Chris Collins and Lydia Tenaglia são os fundadores da produtora e produtores executivos da série, junto à também produtora executiva Sandra Zweig.

ANTHONY BOURDAIN: FORA DO MAPA
(Anthony Bourdain: Parts Unknow)
 
 
Estreia: sábado, 14 de maio, às 22h20
Classificação indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado