Banda de Congo Panela de Barro é atração no SescTV


Músicos do estado do Espírito Santo se apresentam no dia 4/6, sábado, às 19h30, em dois episódios da série Sonora Brasil

 


Foto: Gambhira Photo Art. 


O congo, uma das manifestações tradicionais da cultura popular do Espírito Santo, é apresentado pela Banda de Congo Panela de Barro em dois episódios inéditos da série Sonora Brasil. Exibidos na sequência, no dia 4/6, sábado, às 19h30 (parte 1) e às 20h (parte 2), no SescTV, os episódios têm direção de TV de Romi Atarashi e trazem canções queprestam homenagens a santos, como São Benedito e Nossa Senhora da Penha.

 

Conta o mestre Valdemiro Sales, que o congo surgiu no estado do Espírito Santo no final do século 19, da união das culturas indígenas com africanas; e a Banda de Congo Panela de Barro foi fundada em 1938 com o nome Banda de Congo de Goiabeiras, sendo alterado em 1980 por Arnaldo Gomes, proprietário de uma fábrica de panelas de barro, por isso o nome atual. Sales fala ainda sobre o corte do mastro simbólico de São Benedito, ritual que antecede a festa em tributo ao santo, realizado por grupos de congo.

 

Nos episódios, a Banda de Congo Panela de Barro interpreta músicas de domínio público, como Cortada do MastroMeu Benedito que Vem de Lisboa; Folias de Reis de Goiabeiras; e Amor de Congo; além de São Benedito, composta pelo mestre Valdemiro Sales. Na formação da banda estão Emília Ferreira, Maria da Conceição, Ruth Victor e Teresa Barbosa como cantadeiras, Marco Pereira, como percussionista e Valdemiro Sales, como mestre. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado